Quinteto Sinestesia

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Quinteto Sinestesia

Agrupamento

O Quinteto Sinestesia é um quinteto clássico constituído por 5 instrumentistas, todos estudantes da Universidade do Minho: Inês Ferreira (flauta transversal), Andreia Castro (oboé), Emanuel Silva (trompa), Pedro Travanca (fagote) e Jorge Sousa (clarinete).

O grupo surgiu em 2019 no âmbito da disciplina de Música de Câmara, tendo ganho posteriormente, alguma independência. Desde então tem vindo a desenvolver diversas audições e concertos, dando a oportunidade aos seus ouvintes de conhecerem algum do repertório escrito para quinteto de sopros clássico.

O Quinteto Sinestesia teve a possibilidade de estrear obras contemporâneas da classe de composição do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, orientados por Paulo Bastos e Pedro Lima; da classe de composição da ESMAE e ainda, de compositores como Christopher Bochmann. Todas estas composições foram estreadas no ano de 2021.

Em 2021 foram laureados por ordem cronológica, com o Segundo lugar no “VI Odin International Music Online Competition” (Dublin, Irlanda), com uma Menção Honrosa no “II ISCART Competition” (Lugano, Suíça), com o Primeiro lugar no “The 4th International Moscow Music Competition” (Moscovo, Rússia) e com o Terceiro lugar no “Marker And Pioneer International Music Competition” (Los Angeles, Califórnia, EUA). Todos estes prémios foram atribuídos na categoria de música de câmara, nas idades compreendidas entre os 18 e 25 anos.

Em junho de 2021 terminaram a disciplina de música de câmara com nota máxima (20 valores), sob orientação de Vítor Matos, com quem têm desenvolvido um trabalho contínuo.

Junto com este grupo está a juvenil vontade de levar a música por onde passam, procurando amadurecer enquanto músicos e enquanto grupo, numa enriquecedora experiência de partilha e iniciativa.

Bio facultada por Pedro Travanca, publicado na Meloteca a 02 de outubro de 2021

Partilhe
Share on Facebook
Facebook