Quinteto Contraste

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Quinteto Contraste

Agrupamento

O Quinteto Contraste é composto por Luís Alves (oboé), David Silva (clarinete), Mariana Costa (violino), Sara Barros (viola d’arco) e Samuel Abreu (contrabaixo).

O grupo formou-se em 2007 no âmbito da disciplina de Música de Câmara na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), sob a orientação de António Saiote.

Actualmente desenvolve a sua actividade de forma independente, continuando a progredir na sua carreira contactando com vários professores de renome nacional e internacional. Realizou classes de aperfeiçoamento com David Erlih (École Normale de Paris), Julius Andrejevas (Academia Lituana de Música e Teatro), Bart Bouckaert e Etienne Siebens – estes dois últimos no Conservatório Real de Bruxelas.

Em 2008 obteve o 1º prémio no 1º Concurso de Música de Câmara da ESMAE, e o 2º Prémio na 22ª Edição do Prémio Jovens Músicos (2008).

O grupo realizou diversos concertos, entre os quais dois em directo nos Concertos Abertos da Antena 2 (2008 e 2011), o concerto de abertura do HARMOS Festival 2008, na Casa da Música, e outro concerto inserido no mesmo festival, no Museu Municipal de Esposende. Apresentou-se também, em 2008, no Ciclo das Artes dos Serões da Bonjóia, no Clube Literário do Porto, e foi grupo convidado nos Encontros Internacionais de Música de Guimarães. Em 2009 deslocou-se à Bélgica para apresentar a música portuguesa no Conservatório Real de Bruxelas e também no Conservatório Real de Liège.

O Quinteto Contraste foi semifinalista do 16ème Concours Internationalem Illzach (França) e do I Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça, ambos em 2009. O 1º Prémio obtido no 1º Concurso de Música de Câmara da ESMAE permitiu-lhe realizar a gravação de um CD.

O repertório é constituído por música dos séculos XX e XXI (como o emblemático Quinteto de Prokofieff), incluindo obras de compositores portugueses (Sérgio Azevedo, Eurico Carrapatoso, entre outros). Dois compositores (Jan Meisl e Duarte Dinis Silva) dedicaram obras ao Quinteto, permitindo assim alargar o repertório desta formação peculiar.

O Quinteto Contraste é original e invulgar, tanto na sua formação como no tipo de repertório que interpreta, evidenciando a música nacional e contemporânea e transmitindo ao público novas sonoridades.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook