Bio+
Quarteto Quíron
Quarteto de Cordas
O Quarteto Quíron, constituído por Edgar Gomes (violino), Ricardo Vieira (violino), José Miguel Freitas (viola) e Maria Nabeiro (violoncelo), foi formado em 2020.
Como o seu nome, que provém da mitologia grega, da figura de um centauro representante de sabedoria e de arte, o quarteto procura o mais profundo conhecimento da formação de quarteto de cordas e da arte da sua apresentação ao público.
O Quarteto Quíron conta já com atuações em países como Portugal, França, Bélgica, Holanda, Suíça e Itália e em festivais como Casa del Quartetto e Crans-Montana Classics.
Trabalhou em classes de aperfeiçoamento com nomes como Eberhard Feltz, Mathieu Herzog, Clive Brown, William Coleman, Guy Danel, Joseph Kluson, Quarteto Van Kuijk. Quarteto Jerusalem, Quarteto Danel e Quarteto Bennewitz.
Integra a Nederlandse Strijkkwartet Academie (NSKA) onde trabalha regularmente e intensivamente com o Quarteto Danel, e recentemente concluíram uma Pós-Graduação em Quarteto de Cordas pelo Conservatório Real de Bruxelas sob a orientação de Eric Robberecht.
O Quarteto Quíron ganhou em 2023 o Prémio Especial pela melhor interpretação de uma peça contemporânea com a obra “Gravitating in Space” do compositor israelita Hed Bahack, na Karol Szymanowski International Music Competition (Katowice, Polónia).