Pedro Telles

Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Pedro Telles

Barítono

Natural do Porto, Pedro Telles iniciou os estudos de canto com Fernanda Correia. Na classe da mesma professora, terminou os seus estudos superiores em Canto Teatral na Fundação Conservatório Regional de Gaia.

No domínio da oratória, foi solista no Magnificat, na Cantata Ich habe genug, nas quatro Missas Brevis e na Paixão segundo S. João de J.S. Bach, na Missa Secundi Toni de Eberlin, na Missa das Catedrais e na Missa Solene de S. Cecília de Gounod, no Lauda Sion de Mendelssohn, na Via Crucis de Liszt, na Missa Dolorosa de Caldara, na Missa em Ré Maior de Otto Nicolai, na Missa da Coroação e no Requiem de Mozart, na Fantasia Coral de Beethoven, na Passio de Arvo Part, na Fantasia de Natal de Vaughan Williams, na Oratória de Natal de Saint Säens, na Missa Solene de Rossini, na Missa das crianças de John Rutter, no Requiem de Fauré, na Missa de Requiem de Donizzetti e The armed Man de Karl Jenkins.

Realizou em primeira audição a personagem de Jesus na obra Paixão segundo S. João do Cónego Ferreira dos Santos.

No domínio da ópera, interpretou os papéis de Papageno na Flauta Mágica de Mozart, Giorgio Germont em La Traviata de Verdi, Mr. Gobinaud em The Medium de Menotti, Don Colagianni no Il Maestro di Musica de Pergolesi, Masetto no D. Giovanni de Mozart, Doutor Malatesta no Don Pasquale de Donizetti, Eneas em Dido e Eneas de Gluck, Figaro nas Bodas de Figaro de Mozart, Cascada na Viúva Alegre de Lehar, Conde Monterone no Rigoletto de Verdi e Marcello em La Bohéme de Puccini.

No decorrer do seu percurso, cantou sob a direção dos maestros Manuel Ivo Cruz, Mário Mateus, Gunther Arglebe, Fernando Marinho, Ferreira dos Santos, Ferreira Lobo, Eugénio Amorim, Cesário Costa, Evgueni Zouldikine, Gaetano Soliman, Belarmino Soares, Marc Tardue, Julian Reynolds, Fernando Lapa, António Baptista, António Lourenço, Jairo Grossi, Armando Vidal, Sérgio Ferreira, Filipe Veríssimo e Lawrence Golan.

Participou em eventos com o Círculo Portuense de Ópera, Coro de S. Tarcísio, Orquestra Artave, Igreja da Lapa do Porto, Orquestra do Norte, Orquestra das Beiras, Ópera do Teatro Nacional de Queluz, Coro da Sé Catedral do Porto, Coliseu do Porto, Teatro Municipal Rivoli do Porto, Ordem dos Médicos, Igreja da Trindade no Porto, Teatro Camões em Lisboa, Teatro Trindade em Lisboa, Teatro do Casino no Funchal e Festival Ticino Música na Suíça.

Frequentou cursos orientados por Paul von Schillawsky, Ileana Cotrubas, Charles Hamilton, Amin Feres, Charles Spencer, Rudolph Piernay e António Salgado.

Tem realizado concertos em Portugal, Espanha, Suíça e Brasil. É Mestre em Canto pela Fundação Conservatório regional de Gaia.