Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Oliveira

Tuba

Pedro Filipe Mendes Silva de Oliveira iniciou os estudos musicais na Banda da Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Carregueirense “Victória” aos 6 anos de idade, sendo o seu primeiro instrumento trompete. Aos 16 anos iniciou os estudos em tuba com Victor Gonçalves que o encaminhou um ano mais tarde para o Conservatório Nacional de Música de Coimbra. Concluiu o 8º Grau na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais com João Aibéo.

Terminou a licenciatura em Tuba, na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) na classe de Tuba de Ilídio Massacote, onde também concluiu o Mestrado em Ensino da Música – Tuba.

Ao longo dos anos tem frequentado várias classes de aperfeiçoamento em Tuba, Eufónio e Direção de Orquestra. Trabalhou com professores como Mike Forbes, Gene Pokorny, Anne Jelle Visser, Oren Marshall, Daniel Perantoni, Jon Sass, Robert Tucci, Roland Szentpáli, François Thuiller, Sérgio Carolino, Adélio Carneiro e Nuno Machado. Participou em vários cursos e Estágios de Orquestra de Sopros como professor de tuba sob a direção de vários maestros, nomeadamente, Félix Hauswirth, Jacob de Haan, Ferrer Ferran, Jouke Hoekstra, José Manuel Ferreira de Brito, Alberto Roque, Simão Francisco, Carlos Marques, Francisco Ferreira, Ricardo Carvalho e Henrique Piloto. Em Agosto de 2016 foi convidado a trabalhar com dois ensambles de metais graves no festival de metais graves Gravíssimo!.

Pedro Oliveira é músico Solista A na Orquestra Sinfónica da Cascais, na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, na Orquestra Internacional da Costa Atlântica (Atlantic Coast Orchestra), na Orquestra Clássica de Fátima e reforço de palco da Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlos. Faz parte também de uma Brass Band “The Bells Brass Ensemble” sob a orientação do Prof. Hugo Assunção.

É professor de tuba do Conservatório de Música de Cascais e do Conservatório de Artes da Canto Firme de Tomar. Desde Agosto de 2016 é o maestro da Sociedade Instrução Musical Rossiense – Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook