Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Miranda

Composição . Música religiosa

Pedro Miranda nasceu em Coimbra, em 1964. Completou o curso de flauta transversal no Conservatório de Música de Coimbra com Bernard Ravel-Chapuis, em 1987.

Nos anos seguintes, ao mesmo tempo que leccionava no mesmo Conservatório flauta transversal, história da música e classe de conjunto, frequentou dois anos do curso bacharelato de flauta da Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com Carlos Franco, Ricardo Ramalho, Olga Pratz, Carlos Brito, Amílcar Vasques Dias, Álvaro Salazar.

Integrou o Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra, desde a sua fundação até 1989, tendo tido, então, a oportunidade de participar em festivais internacionais na Bélgica e na Polónia.

Iniciou-se em direcção coral com José Robert, em 1986, e entre 1991 e 1994 frequentou e completou o I Curso Nacional de Música Litúrgica, onde trabalhou direcção coral com Hubert Velten. A sua actividade de compositor foi publicamente reconhecida pelo segundo prémio obtido no I Concurso Nacional de Composição Coral organizdo pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra, em 1987 e pela recente publicação de obras suas na revista da Academia Martiniana.

Actualmente presbítero da diocese de Coimbra, é professor de Canto Coral e Harmonia na Escola Diocesana de Música Sacra. À Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra apresentou uma tese de mestrado em Ciências Musicais sobre “D. Francisco de Santa Maria, Cantor-Mor de Santa Cruz”.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook