Pedro Lopes

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Lopes

Piano

Natural de Aveiro, Pedro Lopes iniciou os estudos de piano na Escola de Artes de Avanca e no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. Foi aluno de Fausto Neves mais tarde, na Escola Profissional de Música de Espinho.

Estuda na Escola Superior de Música de Artes do Espectáculo do Porto, com Pedro Burmester. Paralelamente, trabalha técnica vocal com Dora Rodrigues, na Universidade do Minho.

Em 2008, ganhou o 2º prémio no Concurso Nacional de Piano da Guarda (1º e 3º não atribuídos). Em 2009 foi classificado no Concurso Internacional de Piano Cidade da Guarda, na 11ª Edição do Concurso Santa Cecília e foi contemplado com o 3º lugar no Prémio Jovens Músicos, na Categoria de Música de Câmara (1º prémio não atribuído). Ganhou o Prémio de Melhor Pianista Acompanhador do 7º Concurso de Canto da Fundação Rotária Portuguesa, bem como o Prémio Helena Sá e Costa.

Trabalhou com pianistas como Zoltán Kocsis, Luiz de Moura Castro, Álvaro Teixeira Lopes, Luísa Tender, Pedro Burmester, Sofia Lourenço, Madalena Soveral, Paulo Oliveira, Fiammetta Facchini, Vlad Dimulescu. Estudou ainda Música de Câmara com Ludovico Tramma e Fiammetta Facchini.

Vocalmente, integra grupos como Il Suono Dell’Anima, Cappella Musical Cupertino de Miranda, Coro Casa da Música e Tenso Europe Chamber Choir, tendo já sido dirigido por maestros como Paul Hillier, James Wood, Jonathan Ayerst, Kaspars Putnins, Christoph König, Peter Rundel, José Manuel Pinheiro, José Ferreira Lobo, Barbara Francke, António Saiote, entre outros.

Os seus próximos projectos incluem o seu debut com orquestra, com o Concerto em Ré menor op. 15 de Johannes Brahms, ao lado de António Saiote e da Orquestra Sinfonieta da ESMAE. Continuará o seu trabalho regular com Luiz de Moura Castro no Conservatório del Liceu de Barcelona, a convite do próprio.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook