clarinetista Pedro Ladeira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Ladeira

Clarinete

Nascido a 16 de Maio de 1980, Pedro Miguel Reixa Ladeira iniciou os estudos musicais aos 9 anos na classe de clarinete de Carlos Alves no Conservatório Regional de Castelo Branco com quem prosseguiu os estudos aos 14 anos na Escola Profissional de Música da Beira Interior (EPABI).

Durante os estudos na EPABI participou em vários estágios de orquestras de jovens como as Orquestras Particulares e Orquestra Sinfónica Juvenil.

Fez cursos com António Saiote, Manuel Jerónimo, Carlos Alves, Luís Gomes, Rui Martins, Luís Casalinho, Nuno Silva, entre outros.

Pedro Ladeira obteve vários prémios em Clarinete e Música de Câmara dos quais destaca o 1º Prémio Madeiras (Classe A) Concurso da Juventude Musical Portuguesa em 1995, 3º Prémio do concurso “Jovens Clarinetistas” em 1997 e 3º prémio em Música de Câmara “Prémio Jovens Músicos” no Nível Superior em 2002.

Apresentou-se a solo com a Orquestra da Escola Superior de Artes de Castelo Branco e a Orquestra Filarmonia das Beiras.

No ano de 1999 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa acabando a licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas na classe de Carlos Alves. Mais tarde, em 2008, termina o Mestrado em Artes Musicais, Música de Câmara, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Nova de Lisboa.

Obteve o do Título de Especialista na área de Performance Musical/Música de Câmara em provas públicas em 2014.

É 2º clarinete na Orquestra Clássica do Centro e participa paralelamente em vários grupos de Música de Câmara como João Roiz Ensemble, Custódio Castelo e Loco Trio, entre outros.

Atualmente assume funções de docente de Música de Câmara e Clarinete no Conservatório Regional de Castelo Branco e na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

[ Bio facultada por Pedro Ladeira e publicada na Meloteca a 21 de dezembro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook