Foto Denys Stetsenko

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Couto Soares

Flauta de bisel

Pedro Couto Soares nasceu no Porto em 1960, tendo-se iniciado na flauta de bisel com António Calém e na flauta transversal com Eduardo Lucena.

Em 1982 conclui o Curso de Flauta no Conservatório de Música do Porto com elevada classificação, prosseguindo estudos de aperfeiçoamento em Amesterdão, onde permaneceu de 1983 a 1989, como bolseiro da Fundação Gulbenkian e da Secretaria de Estado da Cultura.

Trabalhou flauta de bisel com os professores Walter van Hauwe e Marijke Miessen e flauta transversal com Abbie de Quant e Jorge Caryevschi.

Obteve os diplomas de Solista em Flauta de bisel no Conservatório Sweelinck de Amesterdão (1988) e em Flauta transversal na Academia Superior de Artes Constantijn Huygens em Zwolle (1989). Dedica-se também à flauta barroca, que estudou com Philipp Suzanne nos Cursos de Música Barroca da Casa de Mateus. Dedicando-se sobretudo à música antiga e contemporânea, reparte a sua actividade por três instrumentos: flauta de bisel, traverso barroco e flauta transversal.

Integra vários grupos de música de câmara: Foral, La Caccia, Trio LOV e Grupo Música Nova. Colabora com a Oficina Musical e os Segréis de Lisboa, tendo com este último agrupamento gravado vários discos. É membro da orquestra barroca em instrumentos de época Capela Real. Tocou nalguns dos mais importantes festivais de música portugueses, em numerosos países da Europa, no Brasil, nos Estados Unidos da América e na Índia. Apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfónica do Porto, Orquestra Gulbenkian e Orquestra do Norte. Fez gravações para a RDP e RTP e gravou um disco de flauta de bisel solo, intitulado Diferencias.

Leccionou flauta transversal, flauta de bisel, história da música e acústica em vários estabelecimentos de ensino de música. Foi professor no Conservatório de Música do Porto e na Universidade de Aveiro, onde criou a Classe de Flauta transversal na Licenciatura em Ensino da Música, criada em 1990. É professor de flauta de bisel na Escola Superior de Música de Lisboa.

20 Fevereiro 2004

Partilhe
Share on Facebook
Facebook