saxofonista Pedro Carvalho

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Carvalho

Saxofone

Pedro Carvalho nasceu na cidade de Coimbra em 1985 e é licenciado e mestrado em Saxofone pela Universidade de Aveiro.

Iniciou os estudos musicais aos 12 anos na Associação Filarmónica União Verridense, prosseguindo no Conservatório Nacional de Música de Coimbra com os professores Madeira Alves, Paulo Almeida e Rogério Cruz, na Escola Profissional de Música de Espinho com Francisco Ferreira e na Universidade de Aveiro com Fernando Ramos.

Frequentou classes de aperfeiçoamento de Saxofone com alguns dos professores mais prestigiados da actualidade a nível mundial, destacando-se, entre outros, Arno Bornkamp, António Filipe Belijar, Alexandre Doisy, Christian Wirth, Claude Delangle, Fabrizio Mancuzo, Gerard McChrystal, Henk Van Twillert, Jean Yves Fourmeau, Jean Marie Londeix, Jean-Denis Michat, James Houlik, Mário Marzi, Otis Murphy, Vincent David, Stephane Laport, Jean Yves Fourmeau Saxophone Quartet, Amsterdam saxophone Quartet, Quad Quartet.

Em 2007 participou na Université Eropéenne de Saxophone em Gap (France) com C. Delangle, A. Bornkamp, C. Wirth, V. David, J. D. Michat, F. Mancuso, P. Braquart.

Apresentou-se em concertos em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Bélgica com a Orquestra de Sopros de Coimbra (GISC), Banda Sinfónica de Santa Maria da Feira, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro, Banda Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria, Art Sax Quartet, entre outros.

Apresentou-se como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica de Espinho e Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria.

Foi Laureado nas Primeiras Jornadas do Saxofone na Academia Costa Cabral – Porto 2004; no I Concurso Internacional de Saxofone “Vitor Santos”; na Bolsa de estudo da Yamaha, a nível internacional (YMFE 2009), para instrumentistas de sopro; no IV Concurso Internacional de Música a Nível Superior “Terras de La Sallette”.

Leccionou Saxofone e Música de Câmara na Escola de Música da Orquestra Filarmónica 12 de Abril de Travassô – (Águeda); Escola de Música do Colégio São Teotónio – (Coimbra); Academia de Música Notas Soltas – Albergaria-a-Velha (Aveiro); Escola de Música da Banda Artística do Entroncamento (Santarém); Escola de Música da Banda Filarmónica da Quinta do Picado (Aveiro); Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes; Escola Profissional de Música do Orfeão de Leiria; Conservatório David Sousa – Figueira da Foz e foi docente em masterclasses em Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Figueira da Foz, Pombal, Coimbra, Santarém.

Paralelamente à sua actividade docente desenvolve uma activa carreira como performer na procura de novo repertório para o saxofone, apresentando-se várias vezes em performances a solo e em grupo em várias salas nacionais e internacionais.

Actualmente é docente na Academia de Música da Banda Vaguense – Aveiro, Escola de Música da Sociedade Filarmónica Louriçalense – Pombal e Academia SFASC- Ansião.

Pedro Carvalho é artista HENRI SELMER PARIS e VANDOREN.

[ Bio facultada por Pedro Carvalho e publicada na Meloteca a 30 de setembro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook