Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Andrade

Violino . Direção de orquestra

Pedro Andrade iniciou o percurso musical na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave, onde estudou violino com Alberto Gaio Lima.

Em 1999, obteve o 1º Prémio no Concurso “Prémio Jovens Músicos” da RDP. Em 2000, frequentou a Academia Europeia de Jovens Solistas de Bona na classe de Thomas Brandis e ingressou no Conservatório Nacional Superior de Música de Lyon, na classe de Pavel Vernikov.

Entre 2001 e 2005, estudou como bolseiro da Fundação Gulbenkian na Universidade de Artes em Berlim, onde concluiu a Licenciatura em violino com a classificação máxima nas classes de Axel Gerhardt, Uwe-Martin Haiberg e Bernhard Hartog, e em música de câmara na classe do violetista Wilfried Strehle.

Apresenta-se como membro fundador do Trio.pt com o pianista Paulo Pacheco e com o violoncelista Paulo Gaio Lima. Desde 2006 apresenta-se em recitais a solo e com piano com Gottlieb Wallisch. Entre 2006 e 2009, leccionou violino em Berlim e Ljubljana.

Pedro Andrade é membro da Association of Melody Among Civilizationsda UNESCO em Paris, e da direcção da Jeunesses Musicales Thüringen, em Weimar. Em 2008 recebeu a Medalha de Mérito Artístico em prata nas Comemorações do dia 24 de Junho, “Dia Um de Portugal”, em Guimarães.

Entre 2010 e 2013, estudou direcção de orquestra na classe de Georg Christoph Sandmann e recebeu a formação de mestre de capela com Christian Kluttig, Matthias Geissler, Vincent Borrits, Matthias Liebich e Steffen Leissner, na Escola Superior de Música Carl Maria von Weber (Dresden).

Dirigiu a Orquestra Clássica da Madeira, Landesbühnen Sachsen Orchester, Zwickau- Plauen Philharmonie Orchester, Elbland Philharmonie, Erzgebirgische Philharmonie Aue, MDR Symphonie Orchester, Staatsoperette Dresden, Nordböhmische Philharmonie Teplice, entre outras.

Como maestro teve a oportunidade de apresentar concertos com os solistas Yury Revich, Artur Pizarro, Rinaldo Zhok, Katarina Aléksic, entre outros. Desde 2012, é presidente e membro fundador da associação cultural Europäische Musikförderung Dresden e. V., instituição que organiza o Europäische Kammerphilharmonie Dresden, ensemble formado por músicos europeus onde é director artístico e maestro titular.

Desde Setembro de 2014, lecciona violino e direcção de orquestra na Escola de Música e Artes de Jena (Musik-und Kunstschule Jena), sendo o maestro titular da Orquestra Sinfónica Juvenil de Jena.

2016

Partilhe
Share on Facebook
Facebook