Pedro Amendoeira, guitarra portuguesa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Amendoeira

Guitarra portuguesa

Pedro Amendoeira nasceu em Santarém a 12 de junho de 1972. Desde novo, sempre teve gosto pela música

Aos 15 anos entrou no conservatório e frequentou o curso de guitarra clássica durante 3 anos. O interesse pelo fado surgiu em simultâneo com o de sua irmã Joana Amendoeira. Iniciou-se então como músico de fado, acompanhando em diversas noites, fadistas do Ribatejo, tocando viola baixo.

O gosto pela guitarra portuguesa acontece aos 25 anos, por ser inevitável a execução de um instrumento puramente fadista. Começou a tocar em noites de fado, um pouco por toda a parte, de referir os grandes impulsionadores da sua evolução na guitarra portuguesa, os dois músicos da região: Gilberto Silva e Carlos Velez. Pela mão deste ultimo foi convidado a tocar para Nuno da Câmara Pereira, onde permaneceu alguns anos, depois surge o convite para tocar com Mariza.

Tem acompanhado nomes como Maria da Nazaré, Cidália Moreira, Celeste Rodrigues, Camané, Maria Amélia Proença, Fernando Maurício, Cristina Branco, Maria da Fé, Anita Guerreiro, entre outros e claro sempre acompanhando Joana Amendoeira. Com ela, gravou o primeiro disco em 2004 ao vivo no S. Luiz, participando em todos os registos discográficos desde então.

Em 2008 foi convidado para músico residente do restaurante típico “O Faia” no Bairro Alto, onde toca diariamente.

[ Músicos de Santarém ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook