Pedro Albuquerque, organista e maestro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Albuquerque

Órgão . Direção

Pedro Albuquerque recebeu a sua formação musical na escola de música Silva Monteiro, onde estudou piano com Ana Sousa Guedes e composição com Ana Sério.

Paralelamente frequentou o Curso Geral de Música Litúrgica na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto (EDML), tendo adquirido a formação em Órgão, Harmonia, Direção Coral e Litúrgica. Frequentou o 4º Curso Nacional de Música Sacra (Santuário de Fátima), na vertente de Direção Coral.

Em Espanha, estudou órgão no Conservatório de Ourense com a professora Marisol Mendive. Para além da sua formação geral, frequentou várias classes de alto aperfeiçoamento de Órgão com Olivier Latry (organista titular de Notre Dame), Daniel Roth (Igreja de Saint Sulplice, Paris), Michel Bouvard, Guiedo Lotti e Montserrat Torrent; em Cravo, Música Antiga com Miguel Jalôto (Casa da Música, Porto) e Canto Gregoriano com Goeschel.

Desde 2014, estuda órgão em Barcelona, com a professora Montserrat Torrent.

Foi professor do Agrupamento de Canelas (AEC), no Município de Gaia.

De 2001 a 2013 foi organista substituto no Santuário de Fátima.

Foi organista na Igreja da Lapa, Porto, de 2012 a 2015.

Atualmente é organista na Igreja da Senhora do Porto, Igreja das Antas e Igreja de Rio Tinto e colabora também na Igreja da Serra do Pilar.

Apresenta-se regularmente, em concertos como maestro e organista em Portugal e também no estrangeiro (Espanha, França, Suíça Brasil).

É maestro e fundador do Coral Mysterium.

Está a frequentar uma Pós-Graduação, em Música Sacra, na Universidade Católica Portuguesa.

CORAL MYSTERIUM

O Coral Mysterium é um coro independente, criado em 2012 pelo seu atual maestro, Pedro Albuquerque. É um coro que procura trabalhar com dignidade e seriedade, abrangendo vários tipos de reportório, desde o medieval aos nossos dias.

Participou no Festival de Música Coral em Válega. Participa em concertos de Natal anuais na Igreja da Senhora do Porto e na Capela da Senhora da Saúde, Bonfim e outros concertos na cidade do Porto e outros pontos do país.
Recentemente, apresentou-se na RTP1, Praça da Alegria.

Festivais de Música Coral em Válega, Festival de Música em Fânzeres em 2017.

08 de agosto de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook