Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Paulo Vaz de Carvalho

Guitarra clássica

Paulo Vaz de Carvalho iniciou o estudo de guitarra como autodidacta em Vila Real. A par do curso de Direito que concluiu em 1981, frequentou cursos livres com Ribeiro da Silva, Fernando Lencart, Dagoberto Linhares, Piñero Nagy e Alberto Ponce.

Como bolseiro do Ministério da Cultura frequentou a classe de Guitarra de Luize Walker na Academia Superior de Música de Viena, vindo a continuar os estudos sob a orientação particular de Roberto Aussel.

Concluiu o curso superior de guitarra com a classificação de “Primeiro Prémio por Unanimidade” na Escola Nacional de Música de Aulnay, sob orientação de Raymond Gratien. Continuou a sua formação em cursos livres de Russel, Diaz, Cotsiolis, Ragossnig, Zapka e Brouwer.

Concluiu em 1993 o curso de Mestrado em Ciências Musicais acerca da vida e obra do guitarrista e compositor portuense António da Silva Leite. Sob orientação de João Pedro Oliveira e François Dry, concluiu Doutoramento na Universidade de Aveiro sobre o tema ” Pensamento Polifónico na Didáctica de Guitarra, séculos XVII a XX”.

Apresentou-se em programas musicais de Rádio e Televisão e em temporadas da Fundação Calouste Gulbenkian, Ministério da Cultura, Fundação de Serralves, Festival de Guitarra de Aveiro, e Semana de Guitarra de Lisboa, Festival Internacional de Santo Tirso e Bolivar Guitar Festival, em Londres.

Tem participado na divulgação de obras a solo, em conjunto e com orquestra dos compositores Cândido Lima, Fernando Lopes-Graça, Victorino de Almeida e Isabel Soveral. Tem composto música para cena e recitais de poesia.

É Professor Auxiliar na Licenciatura em Ensino da Música da Universidade de Aveiro.

04 Junho 2006

Partilhe
Share on Facebook
Facebook