Paulo Perfeito trombone

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Paulo Perfeito

Trombone . Composição . Pedagogia

Paulo Perfeito, trombonista, compositor e pedagogo nasceu na cidade do Porto em 1974. Os seus estudos musicais iniciaram-se na Banda Marcial da Foz do Douro tendo prosseguido no Conservatório de Música do Porto e mais tarde na Escola de Jazz do Porto.

Após frequentar o Summer Jazz Workshop de Jamey Aebersold em 1996, Paulo foi incentivado a continuar os seus estudos em Jazz na Berklee College of Music onde obteve em 2001 o grau de Bachelor of Music. Em 2007 obteve o grau de Master of Music no New England Conservatory e em 2017 o Doctor of Musical Arts na prestigiada Eastman School of Music.

Na sua atividade de investigador destacam-se os trabalhos Jazz Harmony and Plasticity: Chord-Scales, Nonfunctional Progressions and Modulatory Fields, apresentado na conferência EuroMAC 2014 – Leuven, Belgica; “Twentieth Century Compositional Techniques Applied to Jazz: Pitch-ClassSets in Jazz Composition and Improvisation apresentado na EuroMAC 2017 – Strasbourg, Bélgica e “Jazz harmony: polymodal quintessence” apresentado na conferência ENIM 2018.

Entre os inúmeros prémios que recebeu destacam-se o DownBeat Student Music Award em 2013, Marian McPartland Scholarship, Fulbright Scholarship, Herb Pomeroy Award for Outstanding Jazz Composer and Arranger e a Bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura em ’00 e ’01.

O seu trabalho enquanto compositor está parcialmente divulgado pela Editions Bim – International Music Publishing e num acervo já numeroso de gravações entre as quais se destacam Bodhi Suite para Jazz 6teto e Steel aLive! Vol.II onde Sergio Carolino e a Orquestra do Porto – Casa da Música interpretam o seu concerto Impermanentia para tuba e orquestra.

Colabora/ou com diversas instituições entre as quais a ESMAE, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Academia de Música de Espinho, Casa da Música, European Movement Jazz Orchestra, Universidade de Aveiro, Conservatório da Jobra e Escola de Artes de Sines. Lidera a Nu Jazz Orchestra e o 6teto Paulo Perfeito.

[ Bio facultada por Paulo Perfeito e publicada na Meloteca a 17 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook