Paulo Pacheco

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Paulo Pacheco

Piano

Natural de São Miguel (Açores), Paulo Pacheco iniciou a sua formação musical com o seu pai. Aos quinze anos, ingressou no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde estudou piano com Graça Paiva Cunha e posteriormente com António Teves.

Completado o curso complementar de piano, a sua admissão à Escola Superior de Música de Lisboa permitiu-lhe integrar a classe de Piano de Miguel Henriques em 1995. Na mesma instituição de ensino, estudou Música de Câmara com Olga Prats. Finalizou a Licenciatura em Dezembro de 2000 com a monografia intitulada “A 5ª Sonata para piano de Fernando Lopes-Graça”.

Frequentou cursos de execução e interpretação de piano orientados por Alexander Mdoyants, Dimitri Bashkirov, Dmitri Paperno, Vladimir Viardo, Pedro Burmester e Paul Badura-Skoda.

Vocacionado para a interpretação de Lied e Melodie desenvolve, com Olga Prats, um trabalho regular com o barítono Rui Pedro Baeta. Com este duo obteve o 1º Prémio de Música de Câmara – nível superior – do Concurso “RDP – Prémio Jovens Músicos 1999”. Destacam-se os recitais realizados no 26º Festival Internacional de Música da Costa do Estoril, a Promenade Jovens Músicos (Porto), Curso Internacional de Música de Câmara na Fundação Hindemith (Suíça), para além de recitais em Lisboa, Tomar e Açores.

Participou no 2º Festival de Música Contemporânea de Lisboa executando “Cantata para América Mágica” dirigida por João Paulo Santos. Realizou recitais na Temporada Musical dos Açores 2001 e 2002 e participou no Festival MusicAtlântico 2002. No mesmo ano dirigiu a Orquestra Sinfónica Juvenil onde interpretou o Concerto em Rém de J. S. Bach.

Paulo Pacheco concluiu o Mestrado em Piano Performance sob a orientação do Professor e Artist-in-Residence Vladimir Viardo, na Universidade do Norte do Texas (College of Music) em Fevereiro de 2004. Complementou a sua formação em Pedagogia e Literatura do Piano, Música de Câmara e Direcção Coral com as mais elevadas classificações. Em Dezembro de 2001 foi semi-finalista na 51ª edição do “Nena Wideman Piano Competition”. Em 2002, foi finalista na “U.N.T – Concerto Competition”; em 2003, obteve o 3º prémio no “TMTA – Piano Concerto Competition e foi finalista no “Concurso Helena Sá e Costa” – Universidade de Aveiro, 2004.

É membro da Music Teachers National Association nos Estados Unidos, onde participou na conferência do Estado do Texas com o projecto intitulado “O Soneto 104 de Petrarca: música e poesia”. Recentemente, foi admitido como formador pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua sedeado em Braga. Actualmente, é docente de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa e de Música de Câmara no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa.

22 Abril 2005

Partilhe
Share on Facebook
Facebook