Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Paulo Lourenço

Direção

Maestro Assistente do Coro Gulbenkian, Paulo Lourenço é Doutorado pela Universidade de Cincinnati. Estudou Direção Coral com Stephen Coker e Earl Rivers e Direção de Orquestra com Mark Gibson e Chang Zhang, tendo ainda trabalhado como Professor Assistente e Maestro Assistente no Coro de Câmara da Universidade de Cincinnati.

É Professor Adjunto na Escola Superior de Música de Lisboa, onde coordena o Mestrado em Direção Coral.

É frequentemente convidado por universidades e outras instituições de ensino americanas, asiáticas e portuguesas para orientar cursos de aperfeiçoamento e palestras onde tem divulgado a música e os compositores portugueses. Como maestro convidado, ou dirigindo os seus próprios agrupamentos, apresentou-se nos Estados Unidos da América e em França, Espanha, Holanda, Turquia, Tailândia, Macau, Brasil, Islândia, Israel, Singapura e Hong-Kong.
Dos agrupamentos musicais que dirigiu destacam-se a Cincinnati Philharmonia Orchestra, a Sinfonietta de Lisboa, a Filarmonia das Beiras, a Orquestra de Câmara de Utrecht, a Orquestra Sinfónica da ESML, a Orquestra Académica Metropolitana, a Orquestra da Juventude Musical Portuguesa, a Orquestra Opus XXI, o North Kentucky Simphony Chorus, o State Choir of Turkey, o Atheneum Choir of Cincinnati, o Kopavogür Kamerkor e o Wroclaw Filarmonic Choir.

Paulo Lourenço é membro fundador do quarteto Tetvocal, com o qual realizou centenas de concertos em Portugal e no estrangeiro. A sua discografia inclui onze CDs para as etiquetas EMI/VC, RCA/Victor, Movieplay, CMM e Key Records.

É diretor artístico do festival Vocalizze e do Summer Choral Fest, no Centro Cultural de Belém. Foi nomeado Consultor Musical da Europa Cantat para o biénio 2014-16.

Novembro 2015

Partilhe
Share on Facebook
Facebook