Paulo Martins, maestro, de Vila Real

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Paulo José Martins

Direção . Trompa

Paulo Martins é natural da freguesia de Mateus, concelho de Vila Real, e nasceu em 1997.

Iniciou os estudos musicais na Banda de Música de Mateus. Em 2008, ingressou no Conservatório de Música de Vila Real, na classe de Nélson Braga, concluindo o curso em 2015, sob orientação de Hugo Sousa. Nesse ano, foi distinguido com o prémio de melhor aluno a concluir os seus estudos.

Posteriormente, ingressou na Universidade de Aveiro, na classe de Bernardo Silva, concluindo a licenciatura em 2018. Participou em diversas classes de aperfeiçoamento com trompistas de referência como Hélder Vales, Nuno Costa, Bruno Rafael, Radovan Vlatković, Nuno Vaz, Paulo Guerreiro, Abel Pereira, Jon Luxton, Ricardo Silva, Luís Duarte Moreira, Kerry Turner, Kristina Turner, Rodolfo Epelde, Will Sanders, Szabolcs Zempléni, Albert Galka, Tadeusz Tomasewski, José Miguel Asensi, Wojciech Kamionka e Guido Corti.

Foi selecionado e convidado a colaborar com orquestras como a Jovem Orquestra Portuguesa, Orquestra da Costa Atlântica, BISYOC 2017 (Inglaterra), Neue Philharmonie München (Munique), Orquestra Filarmonia das Beiras, IJOA (Alemanha), Orquestra de Jovens da Holanda, Orquestra do Movimento Musical Cooperativo, Orquestra Filarmónica de Antuérpia, Orquestra Filarmónica de Mannheim e Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música. É membro da Banda Sinfónica Transmontana.

Trabalhou com solistas de renome como Lars Vogt, Mischa Maisky, Martha Argerich e Marc Coppey, entre outros. Alcançou uma menção honrosa no “Concurso Jovens Trompistas” e apresentou-se em recitais a solo e em música de câmara em Portugal, Holanda, Alemanha e Polónia. Foi membro do júri no Concurso Interno da Academia de Artes de Chaves e orientou workshops e masterclasses de trompa e música de câmara na Academia de Música e Artes de Vila Real.

Gravou e atuou ao vivo para a Antena 2 e RTP, apresentando-se em algumas das principais salas nacionais.

Possui um mestrado em Performance – Trompa pelo Conservatorium Maastricht (Holanda), onde estudou com os professores Willy Bessems e Will Sanders.

Concluiu também o mestrado em Ensino da Música na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, sob orientação do professor Bohdan Sebestik, bem como o mestrado em Educação Musical na Escola Superior de Educação do Porto.

Estuda direção de banda na Academia BCA com o professor Paulo Martins e participou em classes de aperfeiçoamento com José Pascual Vilaplana e Miguel Etchegoncelay. Como parte da formação em direção, teve a oportunidade de dirigir a Banda Filarmónica da Gançaria, A ARMAB – Amigos da Branca e Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira.

Lecionou trompa na Academia de Música de Vila Verde – Braga e na Escola Básica de Vila Verde. É professor de música na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e no Colégio Espinheira – Rio (Porto), professor de trompa na escola de música da banda Marcial de Gueifães e diretor artístico da Banda Musical Rerizense.

Paralelamente, exerce a função de presidente da Direção da Associação ACROLATIN.

Bio facultada por Paulo Martins, publicada na Meloteca a 10 de dezembro de 2024.

Músicos de Vila Real

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on facebook
Facebook