Paulo Gomes

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Paulo Gomes

Piano

Nos anos 80, Paulo Gomes estudou piano e harmonia na Escola de Jazz do Porto. Na mesma altura, fez o curso de composição no Conservatório de Música do Porto. Estudou com pianistas como Roland Hana, Hal Galper, Mulgrew Miller, Tete Montoliu e James Williams. Entre 2009 e 2011, fez o Mestrado em Interpretação Artística – Piano Jazz, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto.

Das muitas colaborações em concertos e gravações, destacam-se: Fátima Serro, Eduardo Santos, Pedro Barreiros, Bruno Pedroso, Rolf Delfos, Carlos Bica, Maria Viana, Zé Eduardo, Ana Paula Oliveira, Art Themen, David Chamberlain, Jorge Reis, Herb Geller, Sheila Jordan, Peter King, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Kiko, Pau Bombardó, Nono Fernandez, Laurent Filipe, Bernardo Moreira, Ramon Diaz, Matt Wates, Martin Shaw, Orquestra de Jorge Costa Pinto, Henry Lowther, Julian Argüelles, David Murray, Eric Vloeimans…

Em várias destas formações, escreveu e arranjou música original. De salientar o trabalho que realizou baseado na obra de grandes poetas portugueses. Por encomenda do Festival de Jazz do Porto e da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, escreveu música para 10 instrumentos, que apresentou no Teatro Rivoli, e que originou o CD Intro. Fez a direcção artística desse festival em 2002 e 2003. Escreveu música para a tournée em Portugal da European Movement Jazz Orchestra.

Como professor (piano, harmonia, improvisação e combo), trabalhou com muitos dos pro?ssionais da nova geração do jazz em Portugal. Realizou cursos e seminários em muitas escolas o?ciais e privadas, por todo o país (continente e ilhas).

Desde o início dos anos 90, participou em inúmeros festivais de jazz, em Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica e Holanda. Paralelamente ao jazz, participou em concertos e gravações de cds de bandas como Andanças do Mar, Mar do Mundo e Classi?cados.

A sua discografia inclui o recente álbum Trabka, e ainda Quinto Elemento e Outra História (com Fátima Serro), Intro (Paulo Gomes eNsEmble), Raw (Kiko), We’ll Remember You (Trupe Vocal), Day by Day (Fátima Serro) e Live Quartet (Sávio Araújo).