Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Paulo de Barros

Flauta

Paulo de Barros é o flautista solista chefe de naipe da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Nasceu em Paços de Brandão, em 1974, e iniciou os estudos de flauta transversal aos sete anos, tornando-se bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Licenciou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE) com a classificação máxima, tendo recebido o Prémio Eng.º António de Almeida pela melhor média de licenciatura.

Frequentou várias classes e cursos de aperfeiçoamento e foi aluno de Aurèle Nicolet em Oberwil, na Suíça.

Foi laureado com 1ºs Prémios na Juventude Musical Portuguesa e no Prémio Jovens Músicos.

Integrou várias orquestras e ensembles, incluindo a Orquestra de Jovens da Comunidade Europeia (ECYO), Orquestra Luso-Alemã, Orquestra de Córdova, OrchestrUtopica, Oficina Musical Portuguesa e Remix Ensemble, entre outras.

Apresentou-se a solo com inúmeras orquestras, em concertos de música de câmara e festivais de música, expandindo a sua actividade internacional por países como Luxemburgo, Suíça, França, Espanha, Macau, Colômbia, Áustria, Brasil e África do Sul.

Foi docente na ESMAE, Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART) e Universidade Católica do Porto. É professor de flauta transversal na Escola Profissional de Música de Espinho. É frequentemente convidado para orientar classes de aperfeiçoamento e fazer parte do júri de concursos.

Tem vários CD gravados – como solista com orquestra, em música de câmara e como membro de orquestra (EMI Classics, Koch Schwann, Tradisom, Skarbo, Vintage Records e Numérica).
2017

Partilhe
Share on Facebook
Facebook