flautista Patrícia Melo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Patrícia Melo

Flauta transversal

Patrícia Melo nasceu a 3 de fevereiro de 1994 em Tarouca. Iniciou os estudos musicais aos 9 anos de idade na Academia de Música de Tarouca na classe de flauta de José Cardoso. No ano de 2008 ingressou na Escola Profissional de Artes de Mirandela, no curso de flauta, na classe de Maria Inês Fernandes.

No âmbito da música orquestral trabalhou com vários maestros, entre os quais se destacam: Roberto Valdez, Maciel Matos, Gustavo Delgado, Francesco Belli, Roberto Perez, Rafael Montes, Vasco Azevedo, Alberto Roque, Jean Sébastien Béreau, Reed Thomas, Timothy Reynish, Paulo Martins, António Menino, Manuel Silva e Isabel María Rubio Molina.

Participou em diversas classes de aperfeiçoamento em que desenvolveu trabalho com vários professores de renome, tais como: Raquel Lima, Olavo Barros, Vasco Gouveia, Simão Francisco, Elena Cecconi, Trine Knutsen, Vincens Prats e Stefano Parrino. No âmbito de música de câmara trabalhou com os professores Maria Inês Fernandes, Zolt Pap, Pedro Teixeira, Fernando Fontes e Nuno Inácio.

Em 2014 começou a dar aulas de Flauta na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense. Durante esse mesmo ano, participou na gravação do CD Reflections da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2015 participou como ouvinte na masterclass do professor Michel Bellavance, participou no “Lisbon Music Fest” com a Camerata de Sopros Silva Dionísio e no “Festival Coral de Verão Summer”, com a Orquestra Sinfónica da ESML.

Em fevereiro de 2019 colaborou na ópera Cosi Fan Tutte produzida pela “Nova Ópera de Lisboa” com a direção de Bernardo Marques.

Em 2016 finalizou a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Olavo Barros.

Em 2017 e 2018 foi professora orientadora da classe de Flauta Transversal no II e III Estágio de Orquestra de Sopros – Vale Varosa (Tarouca).

Para além disso, também em 2018, fez parte da organização do Porto.Flute Festival, realizado no Conservatório de Música do Porto e concluiu em julho do mesmo ano o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE).

Patrícia Melo é docente na Academia de Música de Tarouca, no Conservatório Regional de Música de Ferreirim e na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém, onde leciona a disciplina de Flauta Transversal.

[ Bio publicada na Meloteca a 18 de agosto de 2019 ]