trompetista Óscar Carmo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Óscar Carmo

Trompete

Óscar Filipe Nunes do Carmo nasceu a 13 de novembro de 1986. Iniciou os estudos de Trompete aos 11 anos na EPABI, Escola Profissional de Artes da Beira Interior, com Rui Borba. Posteriormente foi admitido na ANSO, Academia Nacional Superior de Orquestra na classe dos professores Sérgio Charrinho, Rui Mirra e David Burt.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com trompetistas como Allen Vizzuti, Michael Sachs, Matthias Hofs, Thomas Stevens, Pierre Dutot, Bruno Nouvion, Hakan Hardenberger, Jeroen Berwaerts, Nenad Markovic, Per Ivarsson, Bo Nilsson, Antonio Quítalo, Jorge Almeida etc.

Em Portugal colaborou com orquestras como: Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve (Orquestra Clássica do Sul), Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Colabora com a Orquestra de Câmara Portuguesa desde o ano 2007, sob a direção artística do maestro Pedro Carneiro. Ainda com a OCP, apresentou-se como solista nos Dias da Música no ano 2011.

É membro fundador do quinteto de trompetes “Almost 6” com o qual se tem apresentado em diversas salas do País tendo também gravado um CD com a Banda Sinfónica da GNR. Ainda com o mesmo grupo organizou na cidade de Lisboa o I Festival Internacional de Trompete Almost 6.

Ao longo destes anos, tocou em algumas das mais importantes salas de concerto em Portugal, Londres, China e Estados Unidos da América.

Trabalhou com conceituados maestros como Cesário Costa, Álvaro Cassuto, Pedro Amaral, António Vitorino de Almeida, Jean Marc Burfin, Charles Neidich, Heinrich Schiff, Emilio Pomàrico, Christoph Poppen, Pedro Neves, Osvaldo Ferreira, Michael Zilm, Jan Cober etc.

[ Bio facultada por Óscar Carmo e publicada na Meloteca a 13 de novembro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook