Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Orquestra XXI

Orquestra

Estabelecida em 2013, a Orquestra XXI é um projecto que reúne perto de uma centena de jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro com o duplo objectivo de manter uma forte ligação entre estes jovens e o seu país de origem e de levar momentos musicais de excelência a um público o mais diversificado possível.

Desde a sua estreia em Setembro de 2013, a orquestra tem-se apresentado regularmente nos mais prestigiados palcos nacionais, como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Casa da Música e o Centro Cultural de Belém, mas também em locais mais improváveis como os Mosteiros de Tibães e da Batalha, conquistando o público português e a crítica especializada.

Característica da Orquestra XXI é a pluralidade de experiências dos seus elementos, espalhados por cidades como Londres, Paris, Berlim, Zurique, Perm, Madrid e Amesterdão, alguns desenvolvendo a sua actividade profissional em organismos como a Orquestra Sinfónica de Londres, Orquestra Nacional de França e Ópera de Zurique, ou estudando em escolas como a Hoschule für Musik Hanns Eisler ou a Royal Academy of Music.

Reunindo-se em Portugal para trabalhar e apresentar uma média de dois programas por ano – em salas privilegiadas dos grandes centros urbanos e em localidades com actividade cultural menos regular – a Orquestra XXI acolhe em estágio, durante as suas residências, um grupo de jovens estudantes dos conservatórios e escolas de música nacionais, oferecendo-lhes a oportunidade de trabalhar no contexto de uma orquestra profissional com um elevado nível de exigência, e proporcionando-lhes a integração de uma rede de contactos que lhes permitirá manter-se mais informados sobre possibilidades relativas ao seu desenvolvimento.

No início do seu quarto ano de actividade, o projecto passou a contemplar também a criação de um Coro, que se estreou no Sonho de Uma Noite de Verão de Mendelssohn e apresentou a Paixão Segundo S. João de Bach.

Foi esta ideia, de criar uma plataforma que promova oportunidades para que os músicos que têm saído de Portugal possam partilhar as suas experiências com o seu país de origem, que mereceu à Orquestra XXI o 1º Prémio no concurso de empreendedorismo social “Ideias de Origem Portuguesa”, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da iniciativa FAZ realizada em parceria com a Cotec Portugal, bem como o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Orquestra XXI, 2017

Músicos

O ponto de partida foi a informação do sítio da Orquestra XXI, tendo-se verificado logo que não estava atualizada. Com os nomes que foram indicados foi feita a atualização na Meloteca a 27 de julho de 2023.

Direção musical:
Dinis Sousa

Flauta transversal:
Adriana Ferreira, Catarina Passos, Mafalda Ramos, Ana Catarina Costa, João Meireles, Francisco Barbosa, Carolina Patrício, Ana Ferraz, Inês Pinto, Beatriz Baião, Ricardo Carvalho, Frederico Paixão, João Milhinha, Alexandra Gouveia, Marta Miranda, Carlos Araújo, Melanie Gil.

Oboé:
Tiago Coimbra, Roberto Henriques, Catarina Castro, João Miguel, Luciano Cruz, João Barroso, Telma Mota, André Machado, Christopher Koppitz, Samuel Bastos (falecido).

Clarinete:
Horácio Ferreira, Rui França, Samuel Marques, Carlos Ferreira, José Viana, David Silva.

Fagote:
Raquel Saraiva, Daniel Mota, Francisca Bastos, Patrícia Costa, Paulo Ferreira, Maria Castro, Nuno Azevedo, Cândida Nunes, Joana Maia, Álvaro Machado.

Trompa:
Ricardo Silva, Luís Vieira, Flávio Barbosa, Mickael Faustino, André Monteiro, Pedro Salazar, Fátima Mestre, Tiago Silva, Tomás Figueiredo, Cristiana Neves, João Gaspar.

Trompete:
João Moreira, Márcio Pinto, Milagros González, Carlos Cunha, Pedro Freire, Carolina Alves, João Oliveira.

Trombone:
Filipe Alves, Francisco Couto, Fábio Santos, Pedro Carmo, João Martinho, Rafael Afonso, Diogo Andrade, Sérgio Simões.

Tuba:
Henrique Costa

Violino:
Álvaro Pereira, Vladimir Tolpygo, Francisco Santos, Luísa Seco, André Pereira, Carla Santos, Félix Duarte, Heloísa Ribeiro, João Andrade, Matilde Loureiro, Nuno Coelho, Ana do Vale, Daniel Abrunhosa, Guilherme Marques, Bruno Sousa, Pedro Lopes, Nuno Carapina, Afonso Almeida, David Filipe, Nataliya Stepanska, Beatriz Rola, Joana Ly, Isolda Lidegran, Eddy Betancourt, João Castro, Filipe Fernandes, Manuel Ferrer, Maria Bykova, Ana Albuquerque, Inês Delgado, Joana Dias, Ana Isabel Pires, Ana Carvalho, Mafalda tuna, Mara Valente, Maria Luísa Couto, Mariana Espada Lopes.

Viola d’arco:
Isabel Pereira, Joana Nunes, Ana Alves, Lourenço Sampaio, Sofia Espiga, Ana Monteverde, Ricardo Gaspar, Artur Mouradian, Maria da Rocha, José Nunes, Diogo Ramos, Ana Maria Campos, Rafael Andrade.

Violoncelo:
Bruno Borralhinho, Pedro Vaz, Isabel Vaz, Carolina Matos, Simão Barreira, Fernando Costa, João Matos, Hugo Paiva, João Valpaços, António Novais, Pedro Silva, Catarina Távora, Mara Lobo, Paulo Negreiros, Catarina Koppitz, Maria Nabeiro, Inês Paiva, Gabriela Peres.

Contrabaixo:
João Seara, Tiago Rocha, José Moreira, Ricardo Neto, Jorge Letra, Margarida Castro, Vera Pereira, Vanessa Lima, Ricardo Tapadinhas, Domingos Ribeiro

Harpa:
Zita Silva, Carolina Coimbra

Cravo:
Maria Bayley, André Lourenço

Piano/celesta:
Vasco Dantas

Partilhe
Share on facebook
Facebook