Orquestra Clássica da Madeira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Orquestra Clássica da Madeira

Orquestra

A Orquestra Clássica da Madeira é actualmente constituída por 52 músicos. Ao longo da sua história, fruto do esforço conjunto de muitas pessoas a Orquestra Clássica da Madeira tem vindo a tornar-se uma referência a nível regional e nacional, pela sua reconhecida competência artística.

Um projecto com quarenta e dois anos de história, convertido num modelo jurídico de Fundação, mais atraente para o investimento privado, e que teve a sua génese na Orquestra de Câmara da Madeira, fundada pelo Prof. Jorge Madeira Carneiro. O Governo Regional da Madeira é o principal fundador do projecto hoje muito acarinhado pela população madeirense.

A visão inovadora e carisma do actual Maestro titular, Rui Massena, tem guiado a orquestra no mesmo sentido das orquestras das grandes cidades europeias, o que se traduz na tendência de conquistar de novos espaços e contextos para a música clássica, através de reportórios ecléticos e vitalidade da programação.

Uma orquestra cada vez mais internacional, que integra músicos de várias nacionalidades escolhidos pela sua excelência profissional e com convidados nacionais e internacionais de grande notoriedade.

A orquestra apresenta uma média de dois concertos por mês ao que se acrescentam cerca de cem concertos de música de câmara de formações saídas da orquestra, 48 recitais a solo e uma preocupação genuína com o público mais jovem através do protocolo de colaboração institucional com o Conservatório/Escola Profissional das Artes das Madeira, para um serviço educativo eficaz e abrangente.

A Orquestra Clássica da Madeira, a mais antiga do país em actividade, teve como Maestro titulares Zoltán Sánta e Roberto Perez e foi dirigida por vários maestros convidados, dos quais se salientam Gunther Arglebe, Silva Pereira, Fernando Eldoro, Merete Ellegaard, Paul Andreas Mahr, Manuel Ivo Cruz, Miguel Graça Moura, Álvaro Cassuto, Jaap Shröder, Joana Carneiro, Paolo Olmi, Jean-Sébestian Béreau, Maurizio Dini Ciacci, Francesco La Vechia, David Giménez,

Apresentou concertos nas principais cidades e festivais Portugueses, e em festivais de capitais Europeias como Madrid, Roma, ou Atenas. Fez uma digressão em pela Ásia com principal destaque para o Festival de Artes de Macau.

Em 2005 foi convidada a gravar 5 discos para a EMI Classics pela comemoração dos 250 anos do nascimento de Mozart.

07 Fevereiro 2007

Partilhe
Share on Facebook
Facebook