Orfeão de Loureiro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

orfeão de Loureiro

Coro

O primeiro ensaio do orfeão de Loureiro realizou-se no dia 1 de Novembro de 1979, no salão da residência paroquial de Loureiro (uma vila do concelho de Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro), sob a orientação de José António Albuquerque. A estreia em público só teve lugar no dia 22 de Agosto de 1981, em Loureiro.

Dois anos depois, o grupo cantava pela primeira vez fora da freguesia, participando num encontro de coros promovido pela Associação Cultural de Salreu (Estarreja). Os ensaios tinham já lugar no Salão Paroquial de Loureiro. No dia 17 de Abril de 1986, Abílio Pinto Rodrigues assumiu a direcção artística. O grupo legalizou-se, através de escritura realizada no dia 20 de Junho de 1987.

Algum tempo depois, tornou-se membro da Associação de Coros Amadores do Norte de Portugal e, mais tarde, filiou-se no INATEL como Centro de Cultura e Desporto. Organizou os primeiros encontros anuais das colectividades de Loureiro e os primeiros torneios de futebol entre as colectividades, com o objectivo de promover o convívio entre os seus elementos. Internamente, criou o Coro Infantil do orfeão de Loureiro, dirigido por Aurora Emília Santos, e um grupo de música popular, cuja actividade se encontra suspensa.

A partir de 5 de Outubro de 1993, passou a ter como maestro Rui Manuel dos Reis Ferreira. Em 1997, gravou quatro faixas do CD “Os Melhores Coros Amadores da Região Norte (Douro Litoral – Sul)”. No dia 27 de Novembro de 1999, esta associação inaugurou finalmente a sua sede, no edifício da Junta de Freguesia de Loureiro, local onde os ensaios passaram a ser realizados. O orfeão de Loureiro já realizou concertos em todo o país. Destaque especial merece a sua deslocação à Madeira, de 25 a 28 de Abril de 2002, a convite do orfeão Madeirense, com actuações no Funchal e em Seixal.

Organiza, desde 1988, os Encontros de Coros em Terras de La Salette, em que já participaram dezenas de corais de todo o país e de Espanha. Continua a promover Concertos de Natal, em Loureiro e no concelho, e percorre, depois, a freguesia a cantar as janeiras. É sócio fundador da FAMOA – Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis.

Partilhe
Share on facebook
Facebook