Nuno Tiago Lima, trompista e maestro, de Ponte de Lima

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Tiago Lima

Trompa . Direção

Natural de Ponte de Lima, Nuno Tiago Fernandes Pereira Lima iniciou os estudos musicais com sete anos. Estudou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, na classe de trompa de Joaquim Vidal e Sónia Feijó. Em 1998 passou a estudar com Abel Pereira na Escola Profissional de Música de Espinho.

Em 2001 ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe de Bohdan Sebestik.

Participou na Orquestra Sinfónica da ESMAE (Sinfonieta), com Omri Hadari, Jan Cober, Marc Tardue, Manuel Ivo Cruz, Daniel Schweizer e António Saiote.

Fez cursos com Philip Maguire, Abel Pereira, Stefan Dohr, Javier Bonet, Bernardo Silva, Bruno Schnaider e com o Quinteto de Metais “Luur Metalls”.

Participou no segundo estágio da Orquestra Juvenil “Bracara Augusta”, no Festival Internacional de Orquestras Jovens em Múrcia, sob a direção de Cesário Costa, em estágios da Orquestra Aproarte, sob a direção de Ernst Schelle e Olivier Diaz Soarez e no Festival de Verão “Young Euro Classic”, com a Orquestra Aproarte e o maestro Ernst Schelle, em 2001. Integrou estágios da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, sob a direção de António Saiote.

Em 2002, convidado pela Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho, participou no “Aberdeen International Youth Festival.

Com o programa Erasmus, estudou na Escola Superior de Música de Cataluña, com o professor David Thompson.

Terminou a Licenciatura em Trompa na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, em 2006, na classe de Bohdan Sebestik. Frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho.

Lecionou na Escola de Artes da Bairrada e no Conservatório de Música de Felgueiras.

Integra a Direção Pedagógica da Academia de Música Fernandes Fão, onde exerce também as funções de professor de trompa e música de câmara.

Nuno Tiago Lima é, desde 2013, o Maestro do Orfeão Limiano, que se dedica à música profana e religiosa e que integra mais de quarenta coralistas de várias idades, distribuídas por quatro vozes mistas, tendo orientado a sua reaparição no Concerto de Natal realizado na Igreja Matriz de Ponte de Lima, em 2014.

Desde esse ano, o Orfeão Limiano tem realizado, sob a sua direção artística, concertos em Ponte de Lima, Viana do Castelo, Braga, S. Pedro de Merelim, Caldas de Vizela, Sociedade Musical Santa Cecília (Aveiro), Vila Nova de Santo André, Oiã, S. Caetano e em Igrejas Paroquiais de Ponte de Lima. Tem participado em Encontros de Coros em Ponte de Lima e em Braga e em Concertos de Natal, atuando em conjunto com a Banda de Música de Ponte de Lima. Tem solenizado ainda diversas cerimónias, nomeadamente a celebração eucarística de comemoração dos 50 anos de sacerdócio do pároco de Ponte de Lima, Monsenhor Dr. José Gomes de Sousa, e a celebração dos 40 anos da Diocese de Viana do Castelo.

Publicado na Meloteca a 17 de junho de 2021

Músicos naturais de Ponte de Lima

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook