Nuno Soares violino

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Soares

Violino

Nuno Soares nasceu na cidade do Porto e iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Viana do Castelo. A sua formação como violinista foi inicialmente orientada pelo professor Macau Filipe.

Ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave, onde estudou com Suzanna Lidegran e Alberto Gaio Lima.

Licenciou-se na Royal College of Music (Londres) na classe de Felix Andrievsky, estudando ainda viola com Brian Hawkins e direcção de orquestra com Neil Thomson. Recebeu o Prémio Dove (2000) da Royal College of Music, prémio atribuído ao melhor violinista do curso. Concluiu o programa Master of Music in Performance do Cleveland Institute of Music (EUA) sob orientação de Stephen Rose e William Preucil. Ainda nos Estados Unidos, integrou a Orquestra Sinfónica de Canton, a Filarmónica de Erie e leccionou na escola de música Kehoe Music and Dance (Cleveland).

Participou em classes de aperfeiçoamento de vários prestigiados intérpretes e professores, a solo e música de câmara destacando-se: Gerardo Ribeiro, Zakhar Bron, Felix Andrievsky, Zvi Zeitlin, Victor Danchenko, Augustin Leon Ara, Lydia Mordkovich, Augustin Dumay, Maria João Pires, Jian Wang, Peter Marsh e Peter Salaff, entre outros.

Apresenta-se regularmente em recitais de violino solo ou acompanhado em Portugal, Espanha, Inglaterra, Polónia e nos Estados Unidos da América. Enquanto concertista destacam-se as interpretações da Sinfonia Concertante de Mozart (Dulwich Orchestral Society – Londres, direcção de Julian Williamson), Concerto de Sibelius (Orquestra Artave, direcção de Ernst Schelle), Concerto de Beethoven e Concerto nº 4 de Mozart (Orquestra do Norte, direcção de Ferreira Lobo), Concerto de Vieuxtemps nº 5 (Orquestra da EPMVC, direcção de Ernst Schelle), Concerto nº 1 de Chostakovich (Orquestra Clássica de Espinho, direcção de Pedro Neves) e ainda concertos de violino de Bach e Vivaldi com a Camerata Medina incluíram concertos de violino de Bach e Vivaldi. Gravou um disco com os pianistas Jakub Czekierda e Karolina Kowalczewska com obras de Tartini, Paganini, Wieniawski, Szymanowski e Benetó.

É membro fundador do Trio Medina/Ensemble Medina/Camerata Medina. Foi concertino da Orquestra de Câmara do Minho, função que desempenha na Orquestra Clássica de Espinho. Colaborou com o Remix Ensemble da Casa da Música – Porto. Recentemente criou o ARTrio com o violoncelista Miguel Fernandes e a pianista Teresa Doutor. Prepara o Doutoramento na Universidade de Aveiro sobre a música de Francisco Benetó, uma edição crítica da sua obra e gravação em CD. Lecciona na Escola Profissional de Música de Espinho, na Universidade de Aveiro e na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo – Porto. Nuno Soares é patrocinado por Porto Strings.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook