Nuno Pinto, guitarrista, do Porto

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Pinto

Guitarra

Natural do Porto, o guitarrista Nuno Pinto iniciou o estudo da guitarra clássica em 1999 com Maria Paula Marques, na Escola de Música Óscar da Silva, em Matosinhos.

Em 2006, iniciou a licenciatura em Guitarra na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe do professor José Pina.

Após a conclusão do curso, em 2010, emigrou para a Suíça, onde completou um mestrado em performance na Universidade de Basileia (Suíça), com o professor Stephan Schmidt.

Ao longo da sua formação, participou em vários cursos de aperfeiçoamento com guitarristas como Roland Dyens, Kazuhito Yamashita, Pablo Marquez, Margarita Escarpa, Dejan Ivanovic, Chen Zhi, Tomás Camacho, Paul Galbraith, Mats Scheidegger, Johan Fostier e Andreas von Wangenheim. Trabalhou ainda com compositores como Helmut Lachenmann, Matthias Pintscher, Michel Roth, Elena Casoli, Eric Egan, entre outros.

Dos prémios que obteve, destacam-se: 1º Prémio no “Concurso Internacional Josefina Robledo 2009” (Valência, Espanha); 2º Prémio no nível superior no “Prémio Jovens Músicos da RDP 2009”; 1º Prémio da Fundação BOG (Basel Orchester Gesellschaft) em Basileia (Suíça); 2º prémio no “Concours International de Guitare Víctor Pellegrini” (Lausanne, Suíça) 2013.

Tocou como solista com a Orquestra XXI (Portugal), com a Orquestra de la Marina Alta (Valência, Espanha) e com a Sinfonieorchester Basel (Basileia, Suíça).

A música de câmara tem sido uma parte importante da sua atividade enquanto músico. Nuno Pinto fez parte de vários projetos, dos quais se destacam o Ensemble LUX:NM Berlim e o TAL Trio (membro fundador).

Reside em Leipzig (Alemanha), onde prepara a estreia de duas obras encomendadas aos compositores Eric Egan e Gregor Forbes, para guitarra elétrica solo.

Bio facultada por Nuno Pinto, publicada na Meloteca a 22 de fevereiro de 2021.

[ Músicos do Porto ]

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Porto.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook