Nuno Nazareth Fernandes

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Nazaret Fernandes

Autor de canções

Compositor de canções, cartoonista, fotógrafo, poeta e guionista português, Nuno Nazareth Fernandes nasceu em Lisboa, a 24 de junho de 1942, filho de Alice da Nazareth Fernandes e Luís Cerqueira Teixeira, e neto de Agostinho Fernandes, industrial de conservas e mecenas do século XX. É licenciado em Engenharia Mecânica (Aeronáutica) pelo Instituto Superior Técnico.

É conhecido sobretudo pelas participações em várias edições do Festival RTP da Canção (que venceu por três vezes, com as canções O Vento Mudou, Desfolhada Portuguesa e Menina), pelos sketches dos programas televisivos Eu Show Nico e EuroNico e como autor de texto e música de inúmeras revistas, num percurso de mais de quatro décadas entre os mundos do Disco, da Rádio, da Televisão e do Teatro.

Em todos esses campos trabalhou com os mais variados autores e poetas, com destaque para José Carlos Ary dos Santos com o qual escreveu, entre muitas, Canção de Madrugar.

Fez parte da Direcção e Administração da Sociedade Portuguesa de Autores ao longo de sete anos. Enviuvou por duas vezes, tem três filhos e um neto. Vive em Lisboa.

“Chamam ao Telefone o Senhor Doutor Afonso Henriques” (ed. Zéfiro, 2008), não sendo o seu primeiro livro, é, contudo, o seu primeiro romance.

Fontes: Portal do Fado, Museu do Fado

[ Músicos de Lisboa ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook