Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Mendes

Saxofone

Nuno Mendes iniciou os estudos musicais em 2000 na Banda Filarmónica Dom Fuas Roupinho (Nazaré). Mais tarde, concluiu o curso básico de Saxofone na Academia de Música de Alcobaça, na classe de Mário Marques, com média final de 17 valores. Participou em várias classes de aperfeiçoamento com os professores Jean-Yves Fourmeau, James Houlik, Mario Marzi, Nicolas Prost, Antonio Felipe Belijar, Mário Marques e José Massarrão.

Em 2002 e 2007 apresentou-se a solo com a Banda Sinfónica de Alcobaça sob a direcção do Maestro Rui Carreira. Em 2012, igualmente com a Banda Sinfónica de Alcobaça, executou e gravou em CD pela primeira vez em Portugal a obra “Introduction and Samba” de Maurice Whitney.

Em 2008, executou a solo a obra “Piece en Forme de Habanera” para Saxofone Soprano e Orquestra Sinfónica com a Orquestra Sinfónica de Leiria sob a direcção do Maestro Jean-Sébastien Béreau que lhe valeu o seguinte comentário do Maestro Jean-Sébastien Béreau “Un Super Solo” .

Em 2012, apresentou-se a solo com a Orquestra de Sopros de Chãs – Leiria sob a direcção do Maestro Vítor Santos.

Também em 2012, executou a solo pela primeira vez em Portugal a obra “Concerto” de Ingolf Dahl com a Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa sob a direcção do Maestro Steven Davis.

Em 2013, apresentou-se a solo com a Banda Sinfónica de Leiria sob a direcção do Maestro Alberto Roque.

Colabora regularmente com a Big Band do Munícipio da Nazaré, Banda Sinfónica de Alcobaça, Banda Sinfónica de Leiria, Orquestra de Jazz de Leiria e Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa com as quais já editou vários CD’s.

Concluiu a Licenciatura em Música (Saxofone) na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de José Massarrão, com média final de 18 valores. Concluiu posteriormente o Mestrado em Música (Saxofone) na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de José Massarrão, com média final de 16 valores tendo como tema da sua tese “Sigurd Rascher e o desenvolvimento do registo sobreagudo”.

Frequenta o Doutoramento em Artes Musicais (Saxofone) ministrado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em parceria com a Escola Superior de Música de Lisboa.

É , desde 2009, Professor de Saxofone do Ensino Articulado, Supletivo e Livre e Professor de Orquestra de Saxofones na Academia de Música de Alcobaça. É, igualmente, desde 2012, Professor de Saxofone do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão da Escola Secundária Dona Inês de Castro (Alcobaça).

Desde 2015, lecciona cumulativamente Saxofone no Ensino Articulado e Supletivo bem como o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão na Escola de Música do Orfeão de Leiria.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook