Nuno Figueiredo compositor

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Figueiredo

Compositor

Nuno Figueiredo (1982, Portugal) iniciou os estudos musicais com Artur Gouveia, na Filarmónica de Santa Comba Dão. Posteriormente ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Aveiro onde estudou trompete, teoria, análise e formação musical.

Prossegui os estudos musicais na Universidade de Aveiro tendo terminado a licenciatura e mestrado em composição, sob a orientação de Sara Carvalho (PT), João Pedro Oliveira (PT) e Joan Riera (ES).

Enquanto compositor foi laureado com vários prémios: (2009) melhor música electrónica portuguesa no X Concurso de Música Electroacústica, promovido pelo MisoMusic; (2009/13) foi finalista do 2º Concurso Internacional de Composição, promovido pela Casa da Música e no 1º Concurso Internacional de Composição Novos Compositores, realizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa; (2010) venceu o 5º Concurso Internacional de Composição da Povoa do Varzim; (2011) foi distinguido com uma menção honrosa no 1º concurso Internacional de Composição Caravelas; (2014) venceu o 1º Concurso Internacional de Composição Jorge Peixinho; (2014) foi distinguido com uma menção honrosa no IV concurso Internacional de Composição Fernando Lopes Graça; (2017) foi-lhe atribuído a medalha de mérito artístico pelo município de Santa Comba Dão; (2017) venceu o III Concurso Internacional de Composição Jorge Peixinho/GMCL; (2018) foi-lhe atribuido a medalha de mérito artístico e cultural Johann Amos Comenius da cidade de Levice, na Eslováquia.

Ao longo deste período, frequentou diversos cursos e seminários de composição e direcção orientados por Péter Eötvös, György Kurtág, Jean-Philippe Wurtz, Kaija Saariaho, Beat Furrer, Emanuel Nunes, entre outros.

Tem ministrado vários cursos de composição, análise e música de conjunto em Portugal e na Eslováquia. A par da criação de música contemporânea, criou e implementou repertório didáctico para ensembles infantis e juvenis. Este trabalho recebeu inúmeros elogios e resultou na criação de livros didáticos de música de câmara, desde o 1º ao 5º grau, destinados a alunos de academias e conservatórios de música. Participou em vários festivais de música e assumiu funções de professor de harmonia, análise e técnicas de composição, música de câmara e coral.

As suas obras têm sido interpretadas em Portugal, França, Mónaco, Húngria, República Checa, Eslováquia, Alemanha, Filândia e no Brasil.

Actualmente é aluno de doutoramento na Academy of Performing Arts (VŠMU), em Bratislava, na Eslováquia. Em paralelo assume, desde 2014, funções de docência na Základná umelecká škola em Levice, na Eslováquia.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook