Nuno Cruz

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Cruz

Violoncelo

Diplomado pelo Conservatório Superior de Música de Utrecht – Holanda, vencedor do 2º prémio do Concurso Internacional Júlio Cardona (Covilhã, 2001), Nuno Cruz integrou durante anos a classe do pedagogo Elias Arizcuren, formando-se paralelamente com músicos como Maria João Pires, Augustin Dumay, Jian Wang, Milan Škampa (Quarteto Smetana), Charles-André Linale (Quarteto Orpheus), Paulo Gaio Lima, Márcio Carneiro e Vladimir Perlin.

Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian e do Instituto Português para as Artes do Espetáculo.

Foi membro da Orquestra Portuguesa da Juventude e da Jeunesses Musicales-World Orchestra, com a qual se apresentou nas mais prestigiadas salas de concerto da Alemanha (Konzerthaus, Berlim e Gewandhaus, Leipzig), sul e leste da Europa.

É membro fundador da Orquestra Con Spirito.

De destacar são também vários concertos e recitais realizados em Portugal, bem como em Espanha, França, Holanda (Concertgebouw de Amesterdão), Alemanha e Cabo Verde, em vários agrupamentos de música de câmara ou solo.

Lecionou na Academia de Música de Viana do Castelo e Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, exercendo atualmente docência na Academia de Música Fernandes Fão.

Foi júri convidado nos concursos Paços Premium, Santa Cecília e Artur Fernandes Fão.

É Mestre em Ensino de Música pela Universidade Católica Portuguesa.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook