Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Costa

Guitarra

Nuno Costa, nascido em 1980, começou a tocar guitarra aos 15 anos. Em 1998, prosseguiu os estudos musicais na Academia de Amadores de Música. Posteriormente, ingressou na escola do Hot Clube de Portugal, tendo em 2002 recebido uma bolsa de estudo para a conclusão dos seus estudos. Em 2003, novamente como bolseiro, prosseguiu a sua formação na Berklee College of Music, tendo terminado o curso de Film Scoring em 2005.

Em 2009, gravou o seu primeiro disco, “(…) – Reticências entre parênteses” para a editora Tone of a Pitch. “Com a sua estreia em disco, Nuno Costa afirma-se como um interessante guitarrista e, acima de tudo, como um dos grandes compositores do nosso jazz”. O disco transparece uma forte componente visual, fugindo a fórmulas e estruturas pré-definidas. Intimamente ligado ao universo cinematográfico e com um repertório exclusivamente constituído por originais. “Este disco revela um projecto original e ambicioso… Uma obra coesa, de enorme coerência e francamente apelativa.”

Em 2012, lançou o álbum “All Must Go” para a mesma editora. O disco conta com a participação de nove músicos, alguns dos quais já tinham participado no seu primeiro trabalho e fazem habitualmente parte dos seus grupos: João Guimarães, João Moreira, Rita Maria, Óscar Graça, Bernardo Moreira, Demian Cabaud, André Sousa Machado e Marcos Cavaleiro.

O seu último disco, “Detox” foi lançado em 2015.

Participou ainda em “Depois de Alguma Coisa” de Gonçalo Prazeres (2010), “Fuse” dos QuadQuartet (2012) e “Silk” do grupo Loft (2013).

Nuno Costa conta ainda com um projecto de “Filme/Concerto” e em parceria com o pianista Óscar Graça compõe uma nova banda sonora para alguns dos mais emblemáticos filmes mudos da história do cinema. Este projecto tem participação assídua em vários festivais de cinema nacionais, destacando-se o Ciclo Invicta.Música.Filmes na Casa da Música, Fike, Faial Filmes Fest, Encontros de Viana, entre muitos outros. Paralelamente a este projecto, trabalha regularmente com realizadores, compondo música para os mais diversos formatos.

Actualmente, pertence ao corpo docente da escola de Jazz Luís Villas-Boas (Hot Clube de Portugal) e é aluno do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Universidade de Lisboa.

2016

Partilhe
Share on Facebook
Facebook