Nuno Caçote ao piano

Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Nuno Caçote

Piano

Nuno Caçote iniciou os estudos musicais com aulas particulares de piano com a professora Aida Monteiro e frequentou a Escola de Música do Porto (sendo bolseiro dessa mesma instituição) onde estudou com Hélia Soveral e Madalena Soveral. Prosseguiu a sua aprendizagem no Conservatório de Música do Porto com Maria José Souza Guedes e em 1998 ingressou na ESMAE – Porto (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo – Porto) na classe de Sofia Lourenço.

Em 2000 foi aceite na conceituada Hochschule für Musik und Theater – Hannover (Alemanha) na classe de Markus Groh, tendo terminado aí a licenciatura em piano com distinção em 2004.

Em 2010 obteve o grau de mestre em Piano – ramo Performance na Universidade de Aveiro e é doutorado pela Universidade de Évora em Música – Ramo Interpretação (Piano) tendo investigado a vida e a obra para piano do compositor espanhol Pedro Blanco.

Frequentou cursos de alto aperfeiçoamento com: Helena Sá e Costa, Vladimir Viardo, Tânia Achot, Paul Badura-Skoda e Jaroslaw Drzewiecki. Foi distinguido com prémios em concursos nacionais de piano (dos quais se destaca o prémio especial comemorativo dos 80 anos do Conservatório de Música do Porto).

Foi solista com várias orquestras e ensembles de renome como por exemplo a Orquestra Nacional do Porto ou o grupo de percussão Drumming, trabalhando sob a direcção de maestros como David Lloyd, Elie Octors, Ivo Cruz, e Fernando Marinho.

Enquanto pianista, tem participação regular em diversos concertos, recitais e festivais de música dos quais se destacam: Congressos da EPTA (European Piano Teachers Association), o Festival de Música de Bebersee na Alemanha, o Festival Ludwig Streicher e Festival de Musica Española de Léon em Espanha, o Festival Internacional de Música de Coimbra ou o festival Cistermúsica em Alcobaça. Realizou gravações para a RDP.

É frequentemente convidado para orientar masterclasses de piano, para orar em conferências e palestras relacionadas com o ensino da música e para integrar júris de concursos nacionais e internacionais de piano.

Como compositor/músico/actor tem incursões regulares em diversos espectáculos de teatro e programas de TV colaborando regularmente com companhias de teatro como o Seiva Trupe ou o Stand da Comédia.

Actualmente exerce funções de docente no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Aveiro), e na Universidade Católica (Porto).

21 de outubro de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook