Nuno Areia, pianista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Areia

Piano

Nuno Areia iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Barcelos, onde estudou Piano com David Ferreira e Serghei Covalenco.

Concluiu em 2014 a licenciatura em Piano na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe de Pedro Burmester, tendo trabalhado música de câmara com Jaime Mota, Filipe Quaresma, Stephanie Wagner, Pedro Silva e Luís Filipe Sá.

Estudou também Leitura à primeira vista e Acompanhamento com Jaime Mota e Luís Filipe Sá, e ainda Orquestração com Dimitris Andrikopoulos, Filipe Vieira e Carlos Azevedo.

Participou activamente no Ensemble I/D, tendo colaborado na estreia de várias obras de jovens compositores. Frequentou ainda, na ESMAE, entre 2015 e 2017, o Mestrado em Interpretação Artística na classe da pianista Madalena Soveral.

Foi aceite na Academia de Verão do Remix Ensemble – Casa da Música, em 2014, onde trabalhou com Peter Rundel e Jonathan Ayerst, tendo sido convidado, em 2015, para integrar este ensemble em concerto, sob direcção de Baldur Brönnimann.

Em 2015 foi admitido no Aurora Chamber Music Festival, na Suécia, tendo oportunidade de trabalhar a solo com o pianista Peter Donohoe e em música de câmara com Per Nystrom e Bartosz Cajler. Participou em classes de aperfeiçoamento de Piano com Letizia Michielon, Serghei Covalenco, Akiko Ebi, Ninna Schumann, Andreas Henkel, Constantin Sandu, Peter Donohoe, Fernando Puchol, Luis Magalhães, Luís Pipa, Joop Celis, entre outros.

Nuno Areia dedica-se também à Direcção Musical, tendo já frequentado cursos de direcção com Douglas Bostock, Baldur Brönnimann, Collin Metters, John Traill, Luís Clemente e Ricardo Carrillo.

É membro fundador do Coro de Câmara de Barcelos e do Instant Ensemble – Ensemble de Composição em Tempo Real do Porto.

Conclui, em 2019, o Mestrado em Ensino de Música, na Universidade do Minho, onde estudou piano e música de câmara com o pianista Luís Pipa.

[ Publicado na Meloteca a 10 de junho de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook