Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nikolay Lalov

Direção de orquestra

Nikolay Lalov começou a estudar violino aos seis anos.

Concluiu o curso da Escola de Música de Sófia, sob a direcção de Stoika Milanova, com medalha de ouro. Prosseguiu os estudos na Academia Superior de Música de Sófia, entre 1981 e 1986. Entre 1982 e 1989, trabalhou como professor de violino na Escola de Música L. Pikov, em Sófia, com alunos dos seis aos 18 anos de idade.

Entre 1986 e 1988, foi Primeiro Violino da Orquestra Sinfónica de Sófia. Em 1986, tirou o curso de direcção de orquestra com Lilia Giuleva. Em 1988, trabalhou como Segundo Maestro da Orquestra dos Professores de Sófia.

No ano de 1989, instalou-se em Portugal e trabalhou como Maestro Assistente e violinista na Nova Filarmonia Portuguesa. Em 1992, dedicou-se ao ensino e à actividade artística. Começou a leccionar violino na Escola Profissional de Música de Évora e criou a orquestra da Escola.

Criou o “Estoril Ensemble” e foi convidado para o cargo de Director Pedagógico da Academia Internacional de Música do Estoril onde criou, com os seus alunos, o “Ensemble Concertino”.

Desde 1994, integra o júri do Concurso de Interpretação do Estoril. Por sua iniciativa, foram realizadas em Sófia, em Abril/Maio de 1994, as Jornadas de Cultura Portuguesa com a colaboração do Instituto Camões, da Embaixada de Portugal em Sófia e de diversas entidades búlgaras.

Em 1996, foi convidado para Director Artístico da Orquestra de Câmara de Cascais, posteriormente Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO). Em 1997, desempenhou as funções de Director Artístico na Escola de Música de Évora.

Por sua iniciativa foi criada a Orquestra Juvenil Cidade de Évora. Em 1998, com a Orquestra de Câmara de Cascais representou a música portuguesa num concerto durante a Assembleia Geral dos Festivais Europeus, realizada no Estoril. Em 2000, com a Orquestra Juvenil Cidade de Évora representou Portugal na EXPO de Hanôver.

Em 2003, a Câmara Municipal de Oeiras atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal, por serviços prestados no âmbito cultural. Na qualidade de docente formou alunos, laureados em concursos tanto nacionais como estrangeiros. É regularmente convidado para dirigir classes de aperfeiçoamento de violino e música de câmara.

Como violinista, gravou para a Rádio Difusão Búlgara e Portuguesa. Dirigiu concertos com os solistas Lidia Mordkovitch, Alberto Lysy, Paul Badura-Skoda, entre outros. Como violinista e maestro, tem realizado inúmeros concertos em Portugal e no estrangeiro.

Actualmente é Director Artístico da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

25 Abril 2005

Partilhe
Share on Facebook
Facebook