Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nicolas Roger

Órgão

Nicolas Roger nasceu em Paris em 1952. Iniciou os estudos de Piano em 1957, em Paris, com Odile Robert. No Conservatório de Paris, estudou Harmonia e Contraponto com os Professores Jacqueline Lequien e Pierre Lantier. Obteve o 1° Prémio de Estudos Superiores de Órgão no Conservatório Nacional de Angers, sob a orientação de André Isoir.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento em Saint Maximin de Provence, sob a orientação dos organistas e professores de Órgão, Michel Chapuis e André Stricker. Frequentou estágios de manufactura e restauração de Órgãos de Tubos com diversos Organeiros em França. A partir de 1985, fez parte do Júri Nacional de Exames de Órgão (em França).

Tem-se apresentado em diversos recitais, tanto na França como na Alemanha, Holanda, Canada, Espanha, Itália e Portugal. Desenvolve uma actividade de Música de Câmara e Contínuo em Órgão e Cravo.

Gravou um CD dedicado as Obras de J. S. BACH e participou como Solista em diversas Emissões de Música Barroca na Radio “France Musique” e na Televisão “Antenne 2”.

Foi incumbido pelo Ministério da Cultura Francês de elaborar um levantamento sobre “O Estado de Conservação dos Órgãos Antigos de Paris”. Em França, foi Titular do Órgão de Tubos da Igreja Saint Martin – Saint Laurent e Professor de Órgão no Conservatório Nacional de Orsay.

A partir de fevereiro de 1998, foi Professor de Órgão e Organista Titular dos Órgãos de Tubos do Santuário de Fátima, onde teve actualmente uma classe de órgão. Em 1999, começou a trabalhar no projecto dos novos órgãos.

Tem sido convidado pela Escola Superior de Música de Lisboa para leccionar em cursos intensivos de aperfeiçoamento organístico.