Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Neuza Bettencourt

Flauta

Natural de Leiria, Neuza Bettencourt ingressou, em 1995, na classe de flauta transversal do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, sob a orientação do professor João Pedro Fonseca.

Acabou, em 2006, a Licenciatura em Ensino de Música – Flauta Transversal da Universidade de Aveiro, onde estudou na classe de flauta dos professores Jorge Correia, Angelina Rodrigues e István Matuz, bem como na classe de Música de Câmara dos professores Jaime Mota, António Chagas Rosa e Fausto Neves.

Durante a sua formação como flautista, participou em diversas classes de aperfeiçoamento orientadas por flautistas de renome, entre os quais se destacam Olavo Barros, Vasco Gouveia, Sandra Pina, Jorge Carievsky, Patrick Gallois, Félix Renggli, Sophie Pérrier e Vicents Pratz.

Foi por diversas vezes premiada no concurso “Os Melhores Alunos” da Escola de Música do Orfeão de Leiria: no escalão de Música de Câmara obteve o 1º lugar em três anos consecutivos, tendo efectuado gravações para a RDP Antena 2 como parte do prémio; como solista, obteve um 2º lugar no escalão B (3º-5º grau) e foi premiada com o 1º lugar no escalão A (6º-8º grau) no último ano lectivo em que frequentou a instituição referida.

A sua actividade como concertista iniciou-se ainda na Escola de Música do Orfeão de Leiria, como membro do quarteto Flutterzunge, desde a sua formação original, da Orquestra de Sopros e do Coro de Câmara da referida instituição, com os quais realizou inúmeros concertos, nomeadamente em diversas edições do “Festival de Música de Leiria”. Apresentou-se ainda como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras no concerto comemorativo do 56º Aniversário do Orfeão de Leiria.

Actualmente, a sua actividade centra-se sobretudo na interpretação de música contemporânea, realizando concertos um pouco por todo o país com o Grupo de Flauta Transversal do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, com o Ar Ensemble e com o Momentum Ensemble, com os quais interpreta, por diversas vezes em estreia absoluta, obras de alguns dos mais importantes compositores portugueses.

Desenvolveu a sua actividade docente como professora de flauta transversal na Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes; no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro; no Conservatório de Música David de Sousa; no Conservatório Regional de Coimbra e na Filarmónica de Vermoil.

Na Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, assumiu também o papel de Directora Pedagógica desta Instituição.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook