Nelson Jesus

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nelson Jesus

Compositor

Nelson Jesus (1986) iniciou os estudos no seio das bandas filarmónicas sob a orientação de Januário Ventura e José Gomes Pereira. Prosseguiu os estudos no Conservatório de Caldas da Rainha, Academia Costa Cabral, Conservatório do Porto na classe de Francisco Ferreira, que terminou com 20 valores, e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.

Frequentou a licenciatura em saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa com José Massarrão.

No campo da composição, foi autodidacta e depois estudou com Fernando Lapa e João-Heitor Rigaud no Conservatório do Porto. Prosseguiu estudos de carácter particular com o compositor Fernando Altube. Na licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, estudou com Sérgio Azevedo, Luís Tinoco e Carlos Marecos.

Foi vencedor do 1º Prémio de Composição para Banda Sinfónica Ibermúsicas Oaxaca‐2014, 2.º Prémio no IV Concurso de Composição Banda Sinfónica Portuguesa, 1.º Prémio na 4.ª Edição do Concurso de Composição para Orquestra de Sopros InatelBanda Sinfónica do Exército e do 1.º Prémio WASBE de Composição (categoria educacional) em 2017.

Em 2018 venceu o importante prémio de composição SPA/Antena 2 através do qual foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, permitindo‐lhe ter aulas particulares com os compositores Adam Gorb (Reino Unido), Oliver Waespi (Suiça), Jukka Tienssu e Tomi Raisanen (Finlândia). Também assistiu a seminários dos compositores Edward Green, Luigi Abate e Kaija Saariaho. Foi recentemente semifinalista do prémio Zemlisnky de Composição (EUA).

Foi Compositor Residente da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras em 2017 e compositor residente da Sherborne Summer School of Music em 2019 (Reino Unido).

É maestro da banda da Sociedade União Musical Alenquerense, membro do quarteto de saxofones Tejo Quartet e saxofonista na Banda Sinfónica da GNR.

[ Publicado na Meloteca a 07 de março de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook