Nelson Carvalho

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nélson Carvalho

Tuba

Nélson Carvalho nasceu em 1985, em Rio Tinto. Iniciou os estudos musicais aos dez anos na Escola de Música da Banda de S. Cristóvão de Rio Tinto, ingressando em 1997, no Conservatório de Música do Porto, na Classe de Trompete de Manuel Luís Azevedo e mais tarde na Classe de Trompete de Rui Brito. Em 2001 ingressa na Classe de Tuba de Avelino Ramos do mesmo Conservatório. Em 2002, ingressa na Escola Profissional de Música de Espinho (E.P.M.E.) na Classe de Tuba de Ilídio Massacote.

Desde então, participou em várias classes de aperfeiçoamento de tuba com Øystein Baadsvik, Anne-Jelle Visser, Eduardo Nogueroles, Sérgio Carolino, Adélio Carneiro, Oren Marschall, Roland Szentpali, Harri Lisdle e Deanna Swoboda.

Fez cursos de direção com o Maestro Fernando Marinho e Rafael Agulló Albors. Entre os maestros com quem já trabalhou destacam-se: Cesário Costa, Jan Droblewsky, António Baptista, António Lourenço, António Saiote, Kamen Goleminov e Luís Carvalho e Rui Massena e Paulo Martins e Jan Cober.

Até a data colaborou com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, Banda Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, Orquestra das Beiras, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Norte, Orquestra de Sopros da E.P.M.E., Banda Sinfónica Portuguesa, Banda Sinfónica de Santa Maria da Feira, Orquestra Clássica de Espinho (O.C.E.), Orquestra de Sopros do DeCA da Universidade de Aveiro, juntamente com grupos de metais, quinteto de metais em que participou enquanto estudava na Escola Profissional de Música de Espinho.

É Professor da disciplina de tuba Conservatório de Música de Paredes e no Fórum Cultural de Gulpilhares, Escola de Música de Perosinho também de Classe de Conjunto e também na Academia de Música de Vilar de Paraíso. Foi Professor de tuba e música de câmara do Centro Cultural de Amarante – Conservatório de Música e Dança e Professor no Conservatório de Música do Porto.

Com Ensemble Português de Tubas “How Low Can You Go?” em 2009 participou no “Brass Experience” no Trinity College of Music de Londres. Foi Professor da Classe de tuba no 2º e 3º Estágio de Verão da Banda Musical de Amarante, onde no último se apresentou a solo, também foi professor no 7º e 8º Curso Intensivo, Técnico-Instrumental e Estágio de Orquestra de Sopros – Guia / Pombal e Professor de tuba no 1º Curso de Orquestra de Sopros de Vila Nova de Anha.

Licenciou-se no ano lectivo em 2008/2009 na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (E.S.M.A.E.) no instrumento Tuba na Classe do Professor Sérgio Carolino.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook