Bio+
Mvsica Antiqva Porto
Agrupamento de música antiga
O grupo Mvsica Antiqva Porto foi fundado em 2018 pelo organista e cravista Rui Soares e surge como consequência da procura pela veracidade em termos interpretativos da música antiga.
Conta com 10 elementos especializados na interpretação historicamente informada do repertório do Renascimento e do Barroco.
Para aproximar o público das sonoridades ancestrais, este grupo utiliza cópias dos instrumentos dos séculos XVII e XVIII aliado às práticas instrumentais em vigor nos referidos séculos.
O grupo assume variadas formações, sempre em função do repertório a ser trabalhado. A riqueza estilística dos repertórios do barroco europeu, partindo da interpretação historicamente informada, são também, os desafios colocados por todos os elementos que constituem este projeto.
A Música Portuguesa é um desafio constante para este agrupamento tendo integrado os programas que levaram o grupo a percorrer o país com audições em primeira mão de algumas obras adormecidas do espólio lusitano.
Desde a sua génese, tem trabalhado, ininterruptamente, com autarquias, associações, universidades, academias e conservatórios de música, museus, festivais, entidades culturais em todo o país.
Fonte: Rui Soares, 04 de setembro de 2023