soprano Mónica Monteiro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mónica Monteiro

Soprano

A soprano portuguesa Mónica Monteiro iniciou os estudos musicais em violino na sua cidade natal, Figueira da Foz.

Finalizou os estudos superiores em Formação Musical (2005) e em Canto (2010), na Escola Superior de Música de Lisboa. Após vários anos dividindo-se entre o ensino e a interpretação, decidiu focar-se em apenas uma das áreas, escolhendo o canto.

Mónica Monteiro trabalhou com diversos coros e agrupamentos na Alemanha e em Portugal, como: Coro Gulbenkian, Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, Coro Casa da Música, Grupo Vocal Officium, Ensemble Cappella Patriarchal, Ensemble Vocal Olisipo e Ensemble Sete Lágrimas. Foi também membro fundador do Internationales Vokal Ensemble Berlin (Alemanha) e do Coro de Câmara Lisboa Cantat.

Actualmente é membro do Nederlands Kamerkoor (Holanda) e colabora de forma regular com outros ensembles como Nederlands Bach Vereniging (Holanda), Amsterdam Baroque Choir (Holanda), Egidius Kwartet (Holanda), Vox Luminis (Bélgica), Currende (Bélgica) e Ludovice Ensemble (Portugal). Fundou o quinteto The Windsor Consort (Holanda), no final de 2015, que se dedica à interpretação de madrigais e se estreou numa das maiores salas de concerto da Holanda – a Grote Zaal do Tivoli Vredenburg, em Utrecht.

Como solista, apresentou-se maioritariamente em obras do período Barroco, entre as quais a Paixão segundo S. João e a Oratória de Natal de Bach, Israel in Egypt de Handel, Il combattimento di Tancredi e Clorinda de Monteverdi e Jephte de Carissimi, sob a direcção de maestros como Laurence Cummings e Richard Egarr, entre outros.

2017

Partilhe
Share on Facebook
Facebook