Miguel Sousa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Miguel Sousa

Piano

Miguel Sousa iniciou os estudos aos 7 anos com Margarida Brás, na Academia de Música do Orfeão de Ovar, de onde é natural. Por iniciativa da mesma, começou a ser orientado, a partir de 2001, por aquele que se tornou a sua maior inspiração e eterno mestre, Álvaro Teixeira Lopes. Conclui o 5º grau na Academia de Música de S. João da Madeira e 8º grau no Curso de Música Silva Monteiro, igualmente com a classificação máxima, e mais recentemente a licenciatura e mestrado em ensino do Piano, pela Universidade de Aveiro.

Ao longo do seu percurso como pianista teve a oportunidade de trabalhar com inspiradores pianistas e pedagogos, como Aquiles Delle Vigne, Miguel Borges Coelho, Jaime Mota, Maria José Souza Guedes, Akiko Ebi, Friedmann Rieger, Joaquin Soriano, Uta Weyand, Pamela Mia Paul e Guigla Katsarava, em cursos de interpretação pianística, nacionais e no estrangeiro.

São de destacar os quatro primeiros prémios obtidos de entre as inúmeras presenças e prémios em competições de piano, bem como os vários recitais que realizou um pouco por todo o país e também no estrangeiro. Neste último campo conta com participações em formações de trio de pagode, trio de jazz, big band, como teclista em concursos internacionais de bandas e em concerto a solo com Banda Sinfónica e Filarmónica.

Atualmente é teclista da Banda Sinfónica de Aveiro – Banda Amizade, com a qual já teve oportunidade de partilhar o palco com nomes como “Vozes da Rádio”, “Paulo de Carvalho”, “Brigada Victor Jara”, “Fausto Bordalo Dias” e “Clarinetes Ad Libitum”.

Na área da pedagogia, tem participado em workshops direcionados ao ensino de música na primeira infância, psicologia da música e ensino especializado de música, bem como realizado e orientado classes de aperfeiçoamento, workshops e concertos pedagógicos na área do piano. De entre outros estabelecimentos de ensino pelos quais passou, é professor e pianista acompanhador na Academia de Música de Arouca.

[ Bio facultada por Miguel Sousa e publicada na Meloteca a 18 de outubro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook