Miguel Rodrigues

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Miguel Rodrigues

Voz

Nascido em 1987, em Albergaria-a-Velha, Miguel Rodrigues iniciou os estudos musicais aos 6 anos no Conservatório de Música da Jobra. Em 2002, concluiu o 5º Grau de Piano com a classificação final de 20 valores. No mesmo ano, iniciou os estudos de Canto com Ângela Alves (soprano). Em 2006 concluiu o Curso Complementar de Formação Musical em regime articulado. No mesmo ano foi admitido na Universidade de Aveiro na Licenciatura em Piano e Canto.

Tem participado em recitais e concertos um pouco por todo o país, quer a solo, quer em grupos instrumentais, tendo já ocupado diversos cargos como maestro.

Na área da música vocal erudita, Miguel Rodrigues, apresenta-se regularmente em concerto como Barítono Clássico interpretando ópera, lied e oratória.

Realizou estudos de Jazz, na área de Piano, orientados pelo grupo «Quadratura Jazz», e ainda com João Martins, Óscar Graça e Mário Laginha, tendo abordado improvisação e harmonia Jazz.

Para além de diversas presenças em televisão como cantor, em 2009 gravou para a editora Numérica no âmbito do Ensemble “Joanna Musica– música dedicada à Princesa Santa Joana e em 2014 gravou e editou o álbum InQuietudes, com música da sua autoria sobre poemas de Fernando Pessoa.

Na área da composição, tem escrito várias peças para grupos instrumentais e/ou vocais, incluindo obras ou arranjos para orquestra sinfónica.
Estudou ainda percussão com Bruno Estima – com quem abordou técnica de bateria, caixa, tímpanos e marimba – e flauta transversal com Alexandre Andrade.

Ao longo da sua actividade como músico, para além da música erudita, integrou ainda diversos grupos de música ligeira e música sacra, como cantor, organista, flautista, teclista e pianista, tendo fundado, juntamente com Cláudio Vaz o grupo CLAMINUS em 2010, com o qual gravou a primeira maquete em Agosto de 2011.

Em 2009 licenciou-se em Música na Universidade de Aveiro, área vocacional de canto, na classe de canto de António Salgado. Em 2015 terminou o Mestrado em Ensino de Música na mesma universidade com a tese subordinada ao tema “Novas tecnologias no ensino do Canto” sob orientação de Filipa Lã e Helena Santana.

Tem desempenhado serviço docente desde 2009, tendo lecionado no Conservatório de Música de Águeda, na Escola Diocesana de Música Sacra de Aveiro (EDMuSA), Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, Impruvisus Jazz School (Águeda), Academia de Música de Oliveira de Azeméis e trabalhou como preparador vocal do Coro da Sé Catedral de Aveiro.

Desde Setembro de 2015, é diretor artístico do Grupo Coral Vera Cruz.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook