Foto Florival Semedo, DME

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Miguel Rocha

Violoncelo

Natural do Porto, Miguel Rocha iniciou o estudo do violoncelo com Isabel Delerue, no Conservatório desta cidade. Prosseguiu os  estudos sob a orientação de M. Strauss, A. Vectomov (Praga), M. Iankovic, R. Aldulescu, B. Pergamenchikov, e G. Fallot. Diplomou-se com as mais elevadas classificações no Conservatório Nacional de Boulogne – Billancourt (Paris), Conservatório Real de Maastricht (Holanda) e no Conservatório Superior de Lausanne (Suíça, 1º prémio de Virtuosidade).

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Secretaria de Estado da Cultura. Em 1989, obteve o 1º prémio do Concurso Internacional de Música UFAM, em Paris.

Actuou a solo com o “Ensemble Instrumental de Belfort”, “Orquestra Clássica do Porto”, “Ensemble de Neuchâtel” e “Orchestre de Chambre de Lausanne”. Titular do “Diplôme d’ état” de professor de violoncelo, ensinou de 1988 a 1992 no Conservatório de Belfort. Integrou em 1993 a “Orquestra Metropolitana de Lisboa”, tendo-se desligado desta instituição um ano mais tarde, para desenvolver uma intensa actividade como solista e músico de câmara.

Leccionou em várias escolas em França, Suíça e Portugal (Escola Profissional de Almada), colaborando regularmente em Cursos de Férias em Portugal, com relevo para a “Orquestra 96” (Estoril), “Orquestra 97” (Coimbra) e Cursos de Verão das Caldas da Rainha (1998-1999-2000) e em França (Dolomieu e Aix-les- Bains). É elemento fundador do Trio Athéna e do Duo Contracello.

Gravou para a Radiodifusão Portuguesa, Rádio Televisão Portuguesa e para a Radio Suisse Romande. Gravou dois CD, com o Duo Contracello e com o Trio Athena. Efectuou concertos, em recital e música de câmara, por todo o país e também em França, Suíça, Alemanha, Espanha, México e EUA. Foi violoncelista solo na Sinfonieta de Lausanne de 1996 a 1999. Miguel Rocha orienta a disciplina de violoncelo na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e é professor de violoncelo no Instituto Piaget, em Almada.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook