Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Miguel Bovião

Direção

Miguel Bovião iniciou a aprendizagem musical na Banda Marcial de São Cristóvão de Rio Tinto, com o estudo do clarinete. Admitido no Conservatório de Música do Porto, estudou clarinete com Moreira Jorge, concluindo com a classificação de 18 valores.

Estudou direção musical, coro e orquestra, no Conservatório Superior de Música de Gaia, com Mário Mateus, concluindo com a classificação de 19 valores, tendo ainda sido laureado com o prémio de melhor aluno, atribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Foi Mestrando em Direção na Universidade de Aveiro, onde estudou direcção com o Maestro Ernest Schelle. Atualmente, encontra-se a fazer o mestrado em direção no Conservatório Superior de Música de Gaia. Detém o curso de Regentes de Bandas Filarmónicas ministrado pelo INATEL.

Participou em diversas classe de alto aperfeiçoamento e seminários de direção, onde trabalhou com diversos maestros, dos quais destaca: Baldur Brönnimann; Charles Gambeta; Marcel van Bree; Robert Houlihan; Jan Cober.

Foi maestro da Sociedade Filarmónica de Crestuma (2006 – 2013). Desde 2013 até à presente data, é maestro da Banda de São Cristóvão de Rio Tinto. Faz parte da Banda da P.S.P. do Porto onde acumula como instrumentista e maestro assistente. Como maestro, além das bandas já mencionadas anteriormente, já dirigiu a Orquestras Filarmonia de Gaia, Coro de São Tarcísio e Orquestra de sopros da Universidade de Aveiro. Foi professor de Clarinete na Academia Régia, Porto.

Atualmente é professor de Classe de Conjunto no Conservatório Regional de Gaia. É bacharel em Estudos Superiores de Comércio pelo ISCAP, onde também frequentou até ao 4.º ano da Licenciatura em Contabilidade e Administração. É membro da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas desde 2001.

13 de agosto de 2018