Melissa Fontoura

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Melissa Fontoura

Piano

Melissa Fidalgo Fontoura nasceu em Vilarandelo, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real. Iniciou os estudos de Piano aos seis anos com o professor Francisco Dieguez Doutel na Escola de Música Osnabruck. Paralelamente ao ensino de música frequentou o curso de Humanidades do Liceu Fernão Magalhães, em Chaves. Prosseguiu a sua formação artística no Conservatório Regional de Guimarães e posteriormente no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o 8º Grau com 18 valores, sob orientação de Constantin Sandu.

Ingressou em 1998 na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo onde estudou com nomes de referência no panorama musical nacional, tais como Helena Sá e Costa, Madalena Soveral, Manuela Gouveia, Constantin Sandu, José Parra, Jaime Mota, Miguel Bernat e Manuel Campos.

Frequentou o Conservatório de Trieste, Itália, ao abrigo do programa Erasmus onde se especializou em disciplinas como Leitura ao Piano, Música de Câmara, Piano e Coro. Teve como orientador o pianista Massimo Gon. Enquanto aí viveu realizou vários concertos com a pianista Alessandra Sagelli de piano a quatro mãos.

De regresso a Portugal tem-se dedicado à divulgação da Música de Câmara e ao Ensino. Realizou inúmeros concertos dos quais se salienta a interpretação da Sonata para Piano e Percussão de Béla Bartók, sob a orientação de José Parra e Miguel Bernat; recitais de canto e piano com vários cantores, nomeadamente Nádia Fidalgo, José Corvelo, Eduarda Melo, Ariana Russo, Rita Mourão.

Desde sempre que tem realizado um trabalho de pianista acompanhadora em cursos, classes de aperfeiçoamento e projectos com artistas de várias vertentes. Trabalhou também como pianista do Coro Académico da Universidade do Minho, dirigido pelo seu amigo e compositor Fernando Lapa.

Na Universidade de Aveiro, sob orientação de António Chagas Rosa, defendeu a sua Tese de Mestrado, sobre a Música Tradicional Transmontana e a sua aplicação ao Ensino do Piano.

Dedica-se também a trabalhos de etnomusicologia, tendo editado juntamente com o Dr.José Sardinha, “As Canções da Avó Guida”. Um Livro/CD e DVD a partir de recolhas de cantares e tradições transmontanas , feitas junto da sua avó, Margarida Fidalgo.

Com grande interesse pela Música de Câmara é co-fundadora do TRO IN TEMPORE, com a soprano Nádia Fidalgo e o barítono José Corvelo, e do TRIO GARRETT, com a violoncelista Ângela Carneiro e o Violinista João Vieira de Andrade.

Paralelamente à sua carreira como pianista e professora desenvolve um trabalho de cerâmica.

[ Bio facultada por Melissa Fidalgo Fontoura e publicada na Meloteca a 07 de maio de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook