Mauro Simões

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mauro Simões

Tuba

Mauro Simões é licenciado em Música na vertente de Instrumento-Tuba, pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), Porto.

Natural de Seia, nasceu a 2 de Março de 1982, onde iniciou os estudos musicais aos 15 anos de idade na Escola de Música da Banda local (Banda de Seia).

Em 2000 ingressa na Escola Profissional da Beira Interior (EPABI), na classe de Tuba do professor Amílcar Gameiro, onde no ano de 2004 conclui o Curso Profissional na vertente de instrumento (Tuba).

Nesse mesmo ano (2004) prossegue os estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), na classe de Tuba do professor Eduardo Bermudez e posteriormente com o professor Sérgio Carolino, onde no ano de 2008 termina a licenciatura em Música na vertente de instrumento (Tuba).

Frequentou classes de aperfeiçoamento e Workshops com instrumentistas internacionais tais como Eduardo Bermudez, Sérgio Carolino, Roger Bobo, Anne Stella Viser, Gene Pokorny, Harri Lidsle, Oren Marshall, François Thullier, entre outros.

Trabalhou em grupos de música de câmara orientados pelos professores Sérgio Charrinho, Paulo Carmo, Severo Martinez, Barbara Francke, Eduardo Bermudez, Sérgio Carolino, John Aiji e Kevin Wauldron.

Colaborou como tubista na Orquestra Sinfónica da EPABI, Orquestra Sinfónica da ESMAE, Orquestra Sinfónica da Beira Interior, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Musica, Orquestra do Norte, Banda Sinfónica Portuguesa, Banda Sinfónica “Minho-Galaica” e Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, sob a batuta de maestros tais como António Saiote, Jan Cober, Cesário Costa, Osvaldo Ferreira, Alberto Roque, Roberto Perez, Luís Clemente, entre outros.
Foi membro fundador do Ensemble Português de Tubas,“How low can you go?” (tendo em Setembro do ano de 2009 gravado o 1º CD), da Banda Sinfónica Portuguesa e do Quinteto de Metais “Artâmega”.

Lecionou as disciplinas de Tuba no Conservatório de Música de Seia (2007) e na Academia das Artes do Marco de Canaveses, desde o ano letivo de 2008 até 2012.

Leciona as disciplinas de Tuba no Conservatório Regional de Música de Vila Real, Academia de Artes de Chaves e no Conservatório de Música de Coimbra.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook