pianista Marta Patrocínio

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Marta Patrocínio

Piano

A pianista portuense Marta Patrocínio iniciou os estudos de Piano aos 8 anos com Maria João Pimentel e aos 10 anos foi admitida no Conservatório de Música do Porto. Realizou todo o Curso do Conservatório com Eduardo Resende.

Em 2012 começou o Bachelor of Arts na Universidade de Artes de Zurique, sob orientação de Karl- Andreas Kolly e, posteriormente, Till Fellner. Seguiram-se os Mestrados em Performance na classe de Till Fellner e em Pedagogia com Konstantin Scherbakov.

É premiada em diversos concursos nacionais e internacionais, em Portugal destacam-se os prémios Margarida Brochado, Prémio Casa da Música e Prémio Orquestra do Norte.

Como solista atuou com a Jenaer Philharmonie (Alemanha), Orquestra Musikkollegium Winterthur (Suíça) e Orquestra do Norte (Portugal).

Para além da atividade como solista, trabalha frequentemente em música de câmara. Partilhou o palco com Orfeo Mandozzi (violoncelo), Klaus Schwärzler (percussão), Andreas Berger (percussão), Mischa Chung (piano), entre outros.

Tem um Duo com a violoncelista austríaca Hyazintha Andrej.

Marta Patrocínio teve o privilégio de contactar com prestigiados nomes do panorama pianístico: Maria João Pires, Konstantin Scherbakov, Lilya Zilberstein, Emanuel Ax, José Ramon Mendez, Esther Yellin, Artur Pizarro, Christian Zacharias, Christine Schornsheim, Paulo Oliveira, Pedro Burmester, Eldar Nebolsin.

Foi bolseira da Hirschmann-Stiftung, Elsy Meyer e Freundeskreis ZhdK. Entre 2012–2015, integrou o programa Live Music Now Switzerland, fundado pelo violinista Yehudi Menuhin.

Dedica-se ao estudo da música portuguesa desde a sua infância. As obras para piano de António Victorino d’Almeida são de grande inspiração para a pianista, tendo apresentado os Nocturnos op. 118 no seu concerto final de Mestrado em Maio de 2019.

Marta Patrocínio leciona na Escola de Música de Weinfelden e na Kantonschule Zürich Nord, na Suíça.

[ Bio facultada por Marta Patrocínio e publicada na Meloteca a 29 de setembro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook