Marta Moreira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Marta Moreira

Piano

Marta Moreira iniciou os estudos musicais aos 5 anos na Academia de Música de Lousada (hoje Conservatório do Vale do Sousa). Aí iniciou-se no estudo do piano, com Lara Almeida, e concluiu o Curso Complementar com Luísa Ferreira. Em simultâneo teve a oportunidade de estudar Percussão com o João Cunha, e Canto com José Corvelo.

Frequentou o atual CVS (Conservatório do Vale do Sousa) durante 13 anos, e aí teve oportunidade de desenvolver e participar em diversas iniciativas: realizou inúmeras audições e recitais a solo, destacando o seu recital de final de curso e a participação no espectáculo Histórias do Norte, em 2008 na Casa da Música.

Colaborou também com o Ensemble Vocal de Freamunde, sob a direção de Sílvio Cortez, desde Fevereiro de 2007 até Junho de 2008, realizando bastantes concertos tanto por todo o país como fora, participando inclusive no 3rd Grieg International Choir Festival, realizado em Bergen, Noruega.

Colaborou também com a Companhia de Teatro Jangada, na digressão nacional da peça Os Filhos do Esfolador, durante os anos de 2008 e 2009.

No ano letivo de 2009/2010 ingressou na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo), na classe de piano de Constantin Sandu, com quem concluiu a Licenciatura em Piano no ano letivo de 2012/2013. Na ESMAE trabalhou ainda sob a orientação dos professores Teresa Correia, Ana Raquel Lima e Jaime Mota, ao nível da Música de Câmara.

Foi membro – fundador do trio Animé, com quem se apresentou várias vezes em público sob diversas iniciativas, destacando a participação no PJM 2010, e também membro fundador do Trio Animato, em Setembro de 2010, com o qual foi finalista no CIMCA 2011, e laureada com um 3º prémio na 2ª Edição do “ConCursos” – Aveiro.

Teve ainda a oportunidade de trabalhar com a orquestra Sinfonietta e o Ensemble I&D, tocando sob a direcção dos maestros Rui Massena, Pedro Neves e Dimitris Andrikopoulos.

Nesta instituição concluiu em 2017 o Mestrado em Ensino da Música, sob orientação da professora Sofia Lourenço.

Ao longo do seu percurso musical, frequentou alguns cursos e masterclasses de execução instrumental, das quais se destacam as lecionadas pelos pianistas António Rosado e Alexei Eremine (2008), Miguel Borges Coelho (2009), e Constantin Sandu, (2009), Constantin Ionescu – Vovu (2011), Akiko Ebi e Katia Veekman (2012), Patricia Matteo, Wolfgang Wagenhauser e Joaquin Soriano (2013) na ESMAE.

Participou também no Fórum Internacional de Música “Ciudad de Orihuela 2013”, onde teve a oportunidade de se enriquecer com os professores Aquilles Delle Vigne, Enrique Bernaldo de Quirós e Fernando Puchol e a oportunidade de se apresentar no Auditório Pedro Turrol.

Paralelamente à sua formação como pianista, teve também aulas de aperfeiçoamento com a professora de canto, Ana Paula Russo, e ao nível da Música de Câmara com Hans Martin Schreiber, da Hochschule de Leipzig.

Frequentou também várias formações na área da docência, como por exemplo nas Jornadas da Didáctica da Música da UCP em 2011 e no GuimaraMUS 2018 – Pensar a Música, onde também apresentou o seu projeto de investigação (desenvolvido no âmbito do Mestrado).

Encontra-se atualmente, e já desde 2011, a lecionar a disciplina de Piano na ArtEduca, Conservatório de Música de V.N. Famalicão, onde tem conseguido desenvolver uma intensa atividade criativa, nomeadamente colaborando na concepção e direção de vários espetáculos musicais, como por exemplo os espetáculos: TOP 80’s – 2012, Mimando uma História – 2013, The Show Must Go On – 2014 e O Violino Encantado – 2014.

Desde 2015, integra também o corpo docente do Conservatório do Vale do Sousa, onde em 2018 foi co-criadora do espectáculo ComPassos – Música em Bailado, no âmbito de uma Prova de Aptidão Artística para conclusão do Curso Secundário de Música. Em ambas as instituições organiza regularmente várias audições de classe, procurando dinamizar o seu conceito convencional, mudando o formato das mesmas.

Tem visto o seu trabalho a ser recompensado, com vários alunos premiados em Concursos Nacionais e Internacionais de Piano. Tem exercido também funções de pianista acompanhadora, acompanhando pontualmente alguns jovens músicos em concursos e atividades similares, e colaborado regularmente desde 2014, com a Academia de Música de Viatodos.

Tem vindo a desenvolver bastante atividade performativa, apresentando-se a solo em vários auditório pelo Norte do país, como por exemplo no Clube Literário do Porto, no Auditório Municipal de Lousada, no Teatro Helena Sá e Costa ou no Auditório da Fundação Engenheiro António de Almeida.

Em 2012 foi co-criadora do espetáculo O que nos Contam as Mulheres da Ópera, com a atriz Inês Barros e a soprano Teresa Nunes. Integrou ainda o espectáculo Humanário, com direção de Rui Horta e direção musical de Tiago Simães, inserido na programação do GUIDANCE 2018.

Tem também procurado desenvolver atividade de âmbito literário: em 2013 colaborou com a Revista DaCapo, com as Crónicas de uma Professora – Menina”, experiência que deu origem em 2015 ao blog de crítica social e política, Pimenta na Língua (www.pimentanalingua.weebly.com).

07 de agosto de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook